Categories: Estado

Esmat realiza primeira turma da Oficina Linguagem Simples para equipes da Corregedoria-Geral da Justiça


A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) realizou, nos dias 10 e 11 de fevereiro, a primeira turma do curso “Oficina Linguagem Simples”, voltado a magistrados(as), servidores(as) e estagiários(as) do Poder Judiciário Tocantinense lotados(as) na Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS).

Com coordenação do juiz Marcelo Laurito Paro, a capacitação é conduzida pelos facilitadores André Vinicius D’i Oliveira Gomes e Lucas Ferreira Gomes. Ao longo dos módulos, os(as) participantes estudaram fundamentos da Linguagem Simples, identificação de barreiras de comunicação em textos institucionais, técnicas de escrita clara e participaram de oficina prática de reescrita de documentos e comunicados utilizados no cotidiano do Judiciário.

Em depoimento, o laboratorista do Centro de Inovação (Inovassol), Lucas Ferreira, destacou que a linguagem simples “é um instrumento de acesso à Justiça”, ao permitir que o(a) cidadão(ã) compreenda decisões, intimações e orientações com mais segurança. Para ele, investir na capacitação nessa temática fortalece a transparência, reduz ruídos na comunicação e aproxima o Judiciário da população, além de melhorar a comunicação interna e otimizar a produtividade das equipes.

“Quando o(a) cidadão(ã) compreende uma decisão, uma intimação ou uma orientação, ele(a) participa de forma mais consciente do processo e exerce seus direitos com mais segurança”, comentou.

O coordenador do Inovassol, André Vinícius, também ressaltou o caráter prático da formação. “O curso é multidisciplinar, estamos trabalhando na prática com documentos elaborados pela própria Corregedoria, transformando-os em linguagem simples. Está bem intuitivo e a turma está bem entrosada”, afirmou.

A iniciativa dialoga com a Política Nacional de Linguagem Simples, instituída pela Lei nº 15.263, de 2025, e reforça compromissos nacionais voltados à adoção de uma comunicação mais clara, direta e compreensível no Poder Judiciário.

A segunda turma da Oficina está prevista para os dias 26 e 27 de fevereiro.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Colinas recebe formação para fortalecer atuação na Oficina de Parentalidade e Divórcio

Colinas do Tocantins recebe, nesta semana, a Formação de Expositores da Oficina de Parentalidade e…

1 hora ago

Como preparar sua startup para vender para grandes empresas | ASN Tocantins

Para startups que buscam crescer vendendo produtos ou serviços para grandes corporações, o caminho envolve…

2 horas ago

Confira dicas do Sebrae para pequenos negócios lucrarem no Carnaval | ASN Tocantins

Enquanto foliões esperam pelo Carnaval para se divertir, a hora é de lucrar para grande…

2 horas ago

Tribunal do Júri de Araguaína condena dupla por homicídio qualificado motivado por ameaça familiar

Após o Conselho de Sentença reconhecer a materialidade e a autoria do assassinato de Agostinho…

4 horas ago

Senadora Dorinha articula caravana do microcrédito e reforça agenda de desenvolvimento regional para o Tocantins • Senadora Professora Dorinha

A senadora Professora Dorinha (União) se reuniu, nesta quarta-feira (11), com o Ministro interino da…

4 horas ago

Justiça destina R$ 1 milhão em multas ambientais para revisão do Plano da Bacia do Rio Formoso

A 1ª Vara da Comarca de Cristalândia autorizou o repasse de R$ 1 milhão ao…

6 horas ago