Origem do produto ainda é desconhecida, porém, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, garantiu que é diferente do ‘balão espião’ da China
Os Estados Unidos abateram nesta sexta-feira, 10, um objeto que sobrevoava o espaço aéreo do Alasca. Ainda não se tem mais informações sobre o que era, porém, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, informou que a autorização veio do presidente norte-americano, Joe Biden. “O presidente ordenou às forças militares que derrubassem o objeto”, declarou, acrescentando que o incidente aconteceu por volta das 19h30 (16h30 no horário de Brasília). Segundo informações iniciais, o objeto era do tamanho de um “pequeno veículo” e não se sabe se pertencia a uma nação, explicou Kirby em entrevista coletiva. No entanto, em princípio, o objeto seria diferente do “balão espião” da China que os Estados Unidos derrubaram no último sábado depois de sobrevoar várias partes do país, destacou o porta-voz. Apesar de ainda não saber qual a origem do objeto, nesta semana, o Biden não exitou em falar que vai proteger a soberania do seu país. “Mas não se enganem: como deixamos claro na semana passada, se a China ameaçar nossa soberania, vamos agir para proteger nosso país. E foi o que fizemos.”, disse se referindo ao ocorrido no sábado passado.
Nesta semana, o Departamento de Estado dos EUA, afirmou que imagens dos aviões-espiões U2 revelam que o balão chinês estava indubitavelmente equipado com dispositivos para coletar informações de inteligência e não meteorológicas. De acordo com um alto funcionário, os registros mostram que o equipamento do balão “era claramente para a vigilância de inteligência e era inconsistente com o equipamento encontrado nos balões meteorológicos” e que ele “tinha múltiplas antenas para incluir uma matriz provavelmente capaz de coletar e geolocalizar comunicações”, assinalou o Departamento em nota oficial. “Estava equipado com painéis solares suficientemente grandes para produzir a energia necessária para operar múltiplos sensores ativos de coleta de dados de inteligência”, detalhou o funcionário, sob condição de anonimato.
*Com informações de agências internacionais
Prefeitura de Palmas apresenta avanços na política municipal voltada para as pessoas em situação de…
Conselho Municipal de Meio Ambiente realiza reunião ordinária no Aterro Sanitário de Palmas Trata-se de…
Centro de Atendimento ao Servidor fecha para manutenção interna nesta sexta-feira, 5 Os serviços na…
Na manhã desta quinta-feira, 4, a Câmara Municipal de Palmas realizou Sessão Solene em alusão…
Guarda Metropolitana de Palmas apreende arma de fogo e drogas no Jardim Vitória I Indivíduo…
Defesa Civil de Palmas promove palestra educativa para alunos de escola rural Atividade conduzida pela…