Categories: Estado

Evento reúne Judiciário, notários e registradores para fortalecer prestação de serviços à sociedade


A Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS) exerce papel fundamental no funcionamento do Poder Judiciário. É o órgão responsável por orientar, fiscalizar e propor melhorias que assegurem a eficiência, a legalidade e o respeito aos direitos da população no atendimento prestado por magistrados(as), servidores(as) e cartórios extrajudiciais. No Tocantins, a Corregedoria, atualmente dirigida pelo desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho, vem assumindo uma postura cada vez mais estratégica, ao unir gestão, fiscalização e cidadania para fortalecer a Justiça de 1º Grau e aproximá-la da sociedade.

É nesse contexto que ocorre, nesta segunda-feira (6/10), o II Encontro dos Registradores, dos Tabeliães e da Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins. Realizado no auditório do Tribunal de Justiça (TJTO), o evento é fruto da articulação entre a CGJUS e a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Tocantins (Anoreg/TO), com apoio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). O objetivo é promover a atualização profissional, incentivar boas práticas, apresentar soluções tecnológicas e contribuir para a melhoria contínua das serventias extrajudiciais.

Durante a abertura, o corregedor-geral destacou que a iniciativa busca garantir “eficiência, transparência e segurança jurídica que a sociedade tanto espera e merece”.

Em sua fala, o desembargador também apresentou inovações desenvolvidas no âmbito do Judiciário Tocantinense, como o Sistema de Gestão Integrada das Serventias Extrajudiciais (Gise). Criado em 2012, o Sistema nasceu da necessidade de aprimorar o controle sobre a arrecadação e os atos notariais e registrais praticados pelas serventias. “Garantindo mais segurança jurídica e um gerenciamento mais eficiente”, pontuou.

Outro destaque apresentado pelo corregedor foi a Gestão Integrada das Serventias Extrajudiciais com Linguagem Inteligente (Giseli), uma solução pioneira no Brasil. Segundo o magistrado, “esta solução de Inteligência Artificial integrada ao Gise utiliza técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN) para analisar documentos extrajudiciais, extrair informações relevantes, identificar inconsistências e reforçar a integridade dos atos. A Giseli representa um avanço pioneiro no Brasil ao modernizar a atuação da Corregedoria na fiscalização e no acompanhamento dos serviços notariais e registrais, certifica agilidade, precisão e confiabilidade às atividades desenvolvidas”.

A presidente da Anoreg/TO, doutora Rachel Barbosa Lopes Cavalcante Tirello, ressaltou a importância da parceria com o Judiciário.

“Nós, que somos parceiros do Judiciário, estamos para fazer do nosso serviço um exemplo para todos os cartórios do país. E nisso, a gente encontra o apoio do TJTO como um parceiro que é, como um fiscalizador do nosso serviço que é. Então, promover encontros como este ressalta a importância que o nosso Tribunal de Justiça dá à nossa classe”, afirmou.

Direto do Bico do Papagaio, a tabeliã e registradora de imóveis de Araguatins, Alessandra Araújo, compartilhou a experiência de participar da programação. “Este evento é extremamente produtivo e engrandecedor para os tabeliães e registradores. A cada painel, temos a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e de nos atualizar sobre as inovações que fortalecem o serviço extrajudicial no Brasil e em nosso Estado. A iniciativa do Poder Judiciário, por meio da Corregedoria-Geral da Justiça e da Esmat ao nos proporcionar esse espaço de aprendizado e de integração, é primorosa e demonstra o reconhecimento pelo trabalho que exercemos diariamente como tabeliães e registradores. É um momento de troca muito valioso, que certamente contribuirá para a excelência da nossa atuação”, declarou.

Investimento

Na ocasião, o corregedor-geral da Justiça do Tocantins, desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho, realizou a entrega simbólica de 88 impressoras, que serão destinadas a cartórios deficitários do Estado. Para receber e assinar o termo de entrega, representando as serventias beneficiadas, foi convidada a senhora Maria Benedita Rodrigues Cadete.

As impressoras estarão disponíveis para retirada ainda hoje (6/10), a partir das 12h, no Arquivo Central – Anexo IV do Tribunal de Justiça, localizado na ASR SE 35, Avenida NS 10, APM 03-B, próximo ao Centro de Convenções Arnaud Rodrigues. A ação contempla os mesmos cartórios que já haviam sido beneficiados com computadores na primeira etapa do Projeto Moderniza.

Programação da manhã

A abertura dos painéis foi conduzida pela registradora e tabeliã de Santa Rita do Araguaia (GO), Camila Biava, que abordou o tema “Restauração e Suprimento de Registro Civil Extrajudicial”. O debate contou com a participação do juiz auxiliar supervisor dos Serviços Notariais e de Registro da CGJUS, Marcelo Laurito Paro, e do titular do Serviço de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas de Palmas, Fernando de Souza Amorim.

Em seguida, o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Distrito Federal –, Geraldo Felipe de Souto Silva, conduziu a palestra sobre “Conta Notarial”. Participaram do debate a diretora do Foro da Comarca de Palmas, juíza Flávia Afini Bovo,  e a titular do Serviço Notarial e de Registro de Pugmil, Fernanda Pereira Cavalcante.

Fechando a programação da manhã, o oficial do 2º Registro de Títulos, Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas de São Luís (MA), Thyago Soares, ministrou a palestra “Busca e Apreensão Extrajudicial de Bens Móveis”. O debate teve a participação do juiz auxiliar da CGJUS, Manuel de Faria Reis Neto, e da titular do serviço de registro de pessoas jurídicas, títulos, documentos, protestos e tabelionato de notas de Xambioá, Maria Emilia Emanueli de Souza Sanches Schott.

Dispositivo de honra

Compuseram a Mesa de Honra do evento o corregedor-geral da Justiça do Tocantins, desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho; o juiz auxiliar supervisor dos Serviços Notariais e de Registro da Corregedoria-Geral da Justiça, doutor Marcelo Laurito Paro; a presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Tocantins (Anoreg/TO), doutora Rachel Barbosa Lopes Cavalcante Tirello; e a presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB/TO, doutora Lorena Medeiros.

A programação do período da tarde conta com mais três palestras. A lista completa pode ser conferida clicando aqui.

Orquestra Sanfônica Amor Perfeito

Desta vez, a apresentação cultural do evento ficou por conta da Orquestra Sanfônica Amor Perfeito, da Escola Cívico-Militar Vila União — um projeto que transforma a vida de jovens e da comunidade por meio da música. Sob a regência dos maestros Moacir José e Mauredson Silva, a orquestra oferece a estudantes de 13 a 19 anos e membros da comunidade oportunidades de aprendizado, desenvolvimento pessoal e expressão artística, com formações em acordeom, percussão, baixo elétrico e canto.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Gestão Municipal de Palmas fortalece autonomia de mulheres com formação focada em vendas e relacionamento | Prefeitura Municipal de Palmas

Gestão Municipal de Palmas fortalece autonomia de mulheres com formação focada em vendas e relacionamento…

21 minutos ago

Mais de oito mil ovos do Aedes Aegypti são capturados com armadilhas denominadas de ovitrampas em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Mais de oito mil ovos do Aedes Aegypti são capturados com armadilhas denominadas de ovitrampas…

50 minutos ago

Em Palmas, Unidade de Saúde Novo Horizonte promove noite de cuidados para homens no Novembro Azul | Prefeitura Municipal de Palmas

Em Palmas, Unidade de Saúde Novo Horizonte promove noite de cuidados para homens no Novembro…

1 hora ago

Agentes de saúde e endemias de Palmas celebram pagamento de incentivo financeiro adicional | Prefeitura Municipal de Palmas

Agentes de saúde e endemias de Palmas celebram pagamento de incentivo financeiro adicional Profissionais destacam…

1 hora ago

Educação de Palmas promove treinamento sobre a Lei de Licitações para equipes administrativas do órgão | Prefeitura Municipal de Palmas

Educação de Palmas promove treinamento sobre a Lei de Licitações para equipes administrativas do órgão…

12 horas ago

3ª Marcha Vidas Negras Importam será realizada nesta quinta-feira, 27, em Taquaralto | Prefeitura Municipal de Palmas

3ª Marcha Vidas Negras Importam será realizada nesta quinta-feira, 27, em Taquaralto Ato integra a…

13 horas ago