Os alunos da Escola de Tempo Integral (ETI) Luiz Nunes de Oliveira, em Buritirana, participaram no início desta semana de um bate-papo com Geraldo Sousa de Oliveira, 20 anos, ex-aluno da unidade educacional. Morador da zona rural, Geraldo contou aos estudantes que, mesmo diante dos desafios diários, nunca deixou de acreditar no potencial transformador da educação e na força dos seus sonhos.
O ex-aluno, que atualmente cursa Ciência da Computação no Ceulp/UIbra, relembrou sua jornada de 11 anos como estudante na ETI. Segundo ele, nem sempre conseguia ter foco nos estudos e que por um período acreditava que a realidade em que vivia poderia limitar suas possibilidades. No entanto, tudo mudou quando passou a se dedicar aos projetos científicos desenvolvidos na escola, como feiras, pesquisas e concursos.
Entre suas conquistas, Geraldo destaca a experiência de ter morado na Inglaterra, oportunidade que, segundo ele, ampliou sua visão de mundo e o ajudou a compreender que os sonhos são possíveis. “Voltar à escola onde estudei por 11 anos e compartilhar a minha trajetória foi emocionante. Caminhar pelos corredores onde tudo começou me fez perceber o quanto a educação transformou minha vida. Mais do que contar minha história, o meu objetivo foi inspirar os alunos a acreditarem no próprio potencial e a se envolverem em projetos, porque foi assim que eu mudei o meu destino”, salientou Geraldo.
O professor Flávio Ferreira da Costa, que acompanhou a visita de Geraldo à escola, percebeu o interesse dos alunos na trajetória do ex-aluno. “Desde o início, a proposta era ampliar o olhar dos estudantes e fazê-los acreditar no próprio potencial. Depois do encontro com o Geraldo, já é possível notar uma mudança significativa. Os estudantes estão mais engajados, falando sobre metas, planejamento e até sobre o desejo de garantir uma vida melhor para suas famílias”, citou.
Para o diretor da ETI, Vanderlei Santos, o bate-papo com o ex-aluno é um exemplo vivo de persistência e foco. “O conhecimento e o apoio podem abrir portas antes consideradas impossíveis. E o seu retorno dele à escola trouxe inspiração para os nossos alunos”, concluiu.
Texto: Milena Botelho
Edição: Iara Cruz
Primeira-dama de Palmas instala gabinete de crise para ações imediatas em resposta ao vendaval que…
Prefeito Eduardo Siqueira Campos decreta situação de emergência e regulamenta apoio às famílias do Jardim…
Prefeitura de Palmas recupera 15 avenidas em uma semana na Operação Tapa-Buracos As frentes de…
Prefeitura orienta servidores a verificarem validação do Censo Cadastral até 15 de janeiro Mais de…
Rede municipal de ensino de Palmas abre matrículas para alunos novatos a partir de segunda-feira,…
Portaria Nº 45/2026 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 09 de janeiro de 2026 Dispõe sobre a…