A Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial e Direitos Humanos de Palmas (Seirdh) promoveu uma reunião com representantes do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca) Glória Ivone e da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas) para discutir a instituição do Orçamento Criança e Adolescente (OCA) no município.
Na ocasião, foi destacado que, desde a instituição do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em 1990, esta é a primeira vez que o poder público acolhe essa demanda para efetivar a destinação de recursos prioritários para a infância e adolescência no orçamento municipal. Diante disso, a secretária-executiva do Cedeca Glória Ivone, Mônica Brito, ressaltou a relevância histórica da iniciativa. “Depois de mais de 35 anos do ECA, conseguimos pautar e ser escutados pelos gestores da política pública, com o compromisso de operacionalizar o OCA no município. Assim, toda a comunidade vai saber o que Palmas gasta com a criança e adolescente”.
O secretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Eduardo Azevedo, destacou a importância da iniciativa e o compromisso da Prefeitura de Palmas com a pauta. “Tivemos uma reunião muito produtiva, onde discutimos sobre a instituição do OCA a fim de assegurar o que manda o Estatuto. Foi um momento de escuta ativa e qualificada para que possamos trabalhar unidos, uma vez que essa pauta é prioridade para a Prefeitura, por isso resolvi envolver a Semas também”, explicou, lembrando que a Seridh é uma secretaria afim com diversas pastas.
O secretário-executivo da Semas, Amilson Vieira, reforçou a disposição da pasta para contribuir com a elaboração do OCA. “Neste momento, nos colocamos à disposição para discutir o Orçamento Criança, que chamamos de OCA. É importante incluir as crianças no nosso orçamento, e esse trabalho é feito de forma integrada, com as equipes de governo e também as organizações que militam em defesa dos direitos da criança e do adolescente”.
OCA
O Orçamento Criança e Adolescente (OCA) é um instrumento de gestão que busca assegurar a destinação de recursos públicos prioritários para políticas e ações voltadas à infância e adolescência, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A iniciativa permite maior transparência e controle social sobre os investimentos municipais na garantia dos direitos desse público, possibilitando que a sociedade acompanhe como os recursos são aplicados e contribuindo para a efetivação de políticas mais inclusivas e eficazes.
Texto: Kaio Costa
Edição: Denis Rocha
1/1
27/10/2025 - 20:51 Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Alexandre Guimarães admitiu que a…
O juiz Jossanner Nery Nogueira Luna, titular da Vara Especializada no Combate à Violência Contra…
Prefeitura de Palmas lança nesta quarta, 29, Projeto Juntos pela Inclusão: Cuidar de quem Cuida…
“Que ser humano você quer ser ao final da sua vida?” Foi com essa pergunta…
Prefeitura de Palmas realiza manutenção nas vias de acesso ao Cemitério Municipal Jardim da Paz…
Em parceria com o Sebrae, Prefeitura de Palmas oferece orientação pré-crédito no Banco do Povo …