Categories: Estado

Feira Ecosolidária conscientiza sobre consumo de alimentos livre de agrotóxicos


Com a exposição de três produtores parceiros, aconteceu ao longo de toda a tarde desta quinta-feira (15/6), no Espelho D’água do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), mais uma edição da tradicional Feira Ecosolidária, realizada pelo Poder Judiciário tocantinense, por meio da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e Responsabilidade Social (Cogersa). Desta vez, o evento foi voltado a venda de produtos orgânicos e agroecológicos e faz parte da agenda Junho Ambiental.

A presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS), desembargadora Ângela Prudente, prestigiou a ação e comentou sobre os objetivos da realização da Feira: “A ação visa fomentar o consumo de produtos orgânicos gerando renda para a agricultura familiar, sabendo que, a grande maioria desses produtos são oriundos de pequenos produtores. Portanto, é uma forma de trazer renda para essa população, bem como incentivar o público a consumir produtos orgânicos gerando uma melhor qualidade de vida”.

Quem foi até o espaço conferir a Feira se deparou com diversas opções de produtos sustentáveis, bem como kits de plantio, mudas de hortaliças em vasos, além de uma variedade de verduras e legumes livres de agrotóxicos. O expositor Ronaldo Xavier de Barros é produtor de hortaliças orgânicas há sete anos e vende seus itens nas edições da Feira Ecosolidária há cerca de quatro anos. Ele analisa a importância do evento para a conscientização do consumidor:

“A gente sempre trabalha pela conscientização do consumidor, para buscar opções mais saudáveis, orgânicas, pois são alimentos que não tem contaminantes ou qualquer outra substância que seja nociva à saúde humana”.

Junho Ambiental

O Projeto tem o objetivo de capacitar e sensibilizar magistrados, servidores, estagiários, voluntários e sociedade em geral sobre os temas e indicadores tratados no Plano de Logística Sustentável e na Resolução CNJ 400/2021, tais como sustentabilidade, recursos administrativos, acessibilidade e inclusão, responsabilidade social, qualidade de vida, dentre outros. Toda a programação está sendo desenvolvida por meio da Cogersa, em parceria com os demais setores.

Drive-Thru da Coletiva Solidária

Na programação do Junho Ambiental, além de estarem previstos encontros e o III Seminário de Gestão Socioambiental, também acontece, no dia 30 de junho, no estacionamento da sede do TJTO, o Drive-Thru da Coletiva Solidária. A ação, que tem o intuito de recolher o maior número possível de materiais recicláveis, será aberta ao público que poderá entregar itens como potes de vidro, latas, papel, papelão, óleo de cozinha usado, resíduos eletroeletrônicos, eletrodomésticos, dentre outros.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Startup Day 2026 fortalece ecossistema de inovação e conecta empreendedores em todo o Tocantins | ASN Tocantins

O Sebrae Tocantins realiza, no dia 21 de março, mais uma edição do Startup Day,…

13 horas ago

TJTO realiza campanha de combate à importunação sexual durante o carnaval

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) estará presente mais uma vez no carnaval com…

13 horas ago

Esmat e TJTO aderem a projeto nacional de difusão de documentos em direitos humanos

A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) integra o projeto “Coleção Conexões em Direitos Humanos”,…

14 horas ago

Cevid/TJTO divulga relatório de atividades de 2025

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de…

1 dia ago

Justiça em Augustinópolis condena gestores públicos por improbidade e determina ressarcimento de R$ 191 mil ao município

Um ex-prefeito, uma ex-servidora e um pregoeiro de Augustinópolis estão sentenciados a ressarcir o valor…

1 dia ago

Esmat realiza primeira turma da Oficina Linguagem Simples para equipes da Corregedoria-Geral da Justiça

A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) realizou, nos dias 10 e 11 de fevereiro,…

1 dia ago