Para fortalecer a atuação dos gestores e servidores da Superintendência de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), uma capacitação sobre os fluxos e atribuições do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e dos Conselhos Tutelares de Palmas foi realizada na tarde desta quarta-feira, 12. O treinamento faz parte do Plano de Formação Continuada e busca aprimorar o atendimento a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade.
“Essas equipes atendem famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, seja por abandono, maus-tratos físicos e/ou psicológicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, trabalho infantil, entre outras circunstâncias. Por isso, é fundamental que atuemos de forma alinhada com os conselhos tutelares”, explicou a superintendente de Proteção Social Especial, Marlucy Albuquerque. A Superintendência informou ainda que a próxima capacitação reunirá membros dos Serviços de Acolhimento Institucional e do Conselho Tutelar de Palmas.
A conselheira tutelar Maria Vanir Ilídio destacou a importância da formação continuada. “Essa capacitação é essencial, pois o poder público, os conselhos tutelares e a sociedade civil precisam planejar mais ações de apoio e atenção às famílias em situação de risco e vulnerabilidade, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários e incentivando o desenvolvimento de talentos e capacidades”, concluiu.
Rede de Acolhimento
O município conta com a Casa Acolhida, Casa Abrigo Raio de Sol e Casa Abrigo da Mulher. Todas essas unidades funcionam em caráter permanente, com servidores em regime de plantão 24 horas. Além disso, a Semas está estruturando a Casa de Passagem, que em breve será integrada à rede de acolhimento.
Formação
As capacitações presenciais contam com a participação de gestores e servidores que atuam nas unidades de acolhimento e em diversos serviços especializados, como o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), o Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Saefi), o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), o Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos e suas Famílias, o Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto e as ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
Texto: Eliene Campelo
Edição: Wédila Jácome
1/1
Pioneirismo ao volante. Ivonete Lima, 48 anos, mãe de três filhos, acaba de entrar para…
A Comissão de Agricultura (CRA) voltará a apreciar nesta quarta-feira (9), às 14h, o projeto…
O juiz Vandré Marques e Silva, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Taguatinga, condenou…
Prefeitura de Palmas abre edital de adesão para estágio curricular supervisionado obrigatório Prazo de inscrição…
Moradores da Arne 53, em Palmas, ganharão praça com estrutura para práticas esportivas e recreativas…
Prefeitura de Palmas alerta sobre ameaças à fauna no período de maior incidência de queimadas…