Categories: Política

Frentes parlamentares buscam diálogo para melhorar a produtividade agrícola e preservar o meio ambiente – Notícias


24/02/2023 – 14:37  

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Arnaldo Jardim defendeu que áreas do governo ligadas ao agronegócio permaneçam na mesma pasta

Os novos coordenadores das frentes parlamentares Ambientalista e da Agropecuária buscam o diálogo para melhorar a produtividade agrícola sem prejudicar o meio ambiente. Com o início da nova legislatura, as duas frentes serão relançadas na primeira semana de março. A Frente Parlamentar Ambientalista promove evento de relançamento no dia 1º, e a Frente Parlamentar da Agropecuária, no dia 7. Na pauta mais imediata das duas frentes estão as mudanças na Esplanada que dividiram o Ministério da Agricultura e Pecuária e a recente tragédia climática que provocou mortes no litoral norte de São Paulo.

O vice-presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), disse, em entrevista à Rádio Câmara, que a frente vai buscar reverter duas medidas do novo governo: a transferência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) do Ministério da Agricultura para o do Desenvolvimento Agrário; e a absorção do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Plano de Regularização Ambiental pelo Ministério do Meio Ambiente. “Nós sempre consideramos que áreas ligadas ao agro devem estar aglutinadas no mesmo esforço”, defendeu.

Sobre a Conab, Arnaldo Jardim destacou ainda a importância estratégica do órgão para o setor. “A Conab é a verdadeira central de inteligência do agro. É ali que se projetam os cenários de safra futura”, afirmou.

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Nilto Tatto afirmou que Frente Ambientalista quer evitar flexibilização do licenciamento ambiental

Agroecologia
Já o coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Nilto Tatto (PT-SP), defende uma perspectiva agroecológica na produção de alimentos. “Na própria política de reforma agrária para enfrentar a inflação e a fome”, destacou.

Para Tatto, o desafio do setor é preservar os biomas com o objetivo de minimizar os efeitos das mudanças climáticas. “Vamos trabalhar para que o governo avance na demarcação das terras indígenas, nos territórios quilombolas e comunidades extrativistas. Na criação de unidades de conservação, na perspectiva do cuidado, da biodiversidade”, disse.

No Congresso, a frente vai buscar, segundo Nilto Tatto, barrar o PL 3729/04, que promove a revisão do licenciamento ambiental. Ele reconhece a necessidade de atualizar a legislação, mas não da forma prevista no projeto. “Não pode ser aquele projeto porque ele vai flexibilizar mais e, portanto, colocar mais gente em situação de risco, causando mortes como a gente assistiu agora no litoral norte (SP)”.

Outra proposta criticada pela frente é o PL 191/20, sobre regulamentação da mineração em terras indígenas.

Reportagem – Sílvia Mugnatto
Edição – Geórgia Moraes



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO inova com a contratação da primeira mulher motorista da história do Judiciário tocantinense

Pioneirismo ao volante. Ivonete Lima, 48 anos, mãe de três filhos, acaba de entrar para…

11 horas ago

Compensação de déficit de reserva legal em propriedade rural vai a turno suplementar — Senado Notícias

A Comissão de Agricultura (CRA) voltará a apreciar nesta quarta-feira (9), às 14h, o projeto…

12 horas ago

Mulher acusada de xingar prima com palavrão relacionado à cor da pele é condenada por injúria racial em Ponte Alta do Bom Jesus

O juiz Vandré Marques e Silva, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Taguatinga, condenou…

12 horas ago

Prefeitura de Palmas abre edital de adesão para estágio curricular supervisionado obrigatório | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas abre edital de adesão para estágio curricular supervisionado obrigatório Prazo de inscrição…

13 horas ago

Moradores da Arne 53, em Palmas, ganharão praça com estrutura para práticas esportivas e recreativas | Prefeitura Municipal de Palmas

Moradores da Arne 53, em Palmas, ganharão praça com estrutura para práticas esportivas e recreativas…

13 horas ago

Prefeitura de Palmas alerta sobre ameaças à fauna no período de maior incidência de queimadas | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas alerta sobre ameaças à fauna no período de maior incidência de queimadas…

14 horas ago