Categories: Palmas

Frequentadores do Parque da Pessoa Idosa aprendem a produzir papel reciclado durante Semana do Meio Ambiente | Prefeitura Municipal de Palmas


Frequentadores do Parque da Pessoa Idosa aprendem a produzir papel reciclado durante Semana do Meio Ambiente

Participantes da oficina produziram painel utilizando papel machê, base para peças de artesanato; atividade foi conduzida por equipe da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Papéis que seriam descartados, água e mão na massa. Essa foi basicamente a matéria- prima suficiente para ensinar reciclagem na oficina de produção de papel reciclado realizada pela Fundação de Meio Ambiente de Palmas (FMA), no Parque da Pessoa Idosa Professor Xavier, na tarde desta terça-feira, 3. A atividade compõe a programação da Semana do Meio Ambiente, que segue até a próxima sexta-feira, 6. 

A psicopedagoga aposentada Soraia Andrade saiu da aula de hidroginástica direto para a oficina e frisou o quanto as atividades extras são bem-vindas na rotina. “Eu gostei muito de participar. Eu já participo da hidroginástica, da zumba e hoje tive mais uma experiência com o pessoal do  meio ambiente. Mesmo já conhecendo a reciclagem do papel, foi uma ótima experiência, que também contribui para a nossa saúde mental”, agradeceu. 

Ela e os demais idosos do parque que participaram da oficina aprenderam a produzir o papel machê, que serve de base para confeccionar, por exemplo, luminárias, telas e vários outros itens de artesanato. Na ocasião, eles ajudaram a montar um painel com araras e flores que são característicos de Palmas. “Sempre preocupados com a nossa natureza e meio ambiente, trabalhamos com o reaproveitamento e a reciclagem. Como o papel pode poluir o meio ambiente, trabalhamos reutilizando esse tipo de material, produzindo o artesanato que pode ser uma fonte de renda e até terapia”, explica a técnica da Fundação de Meio Ambiente de Palmas, Emiliana Neta.  

Passo a passo 

Emiliana Neta ensinou ainda qual o passo a passo para a produção do papel machê, reciclando papéis que seriam descartados. “Primeiro pegue o papel que já foi usado, deixe de molho na água por cerca de três a quatro dias. Nesse período, você deve mexer essa mistura, que vai se transformando em uma pasta. Depois desse processo, pode escorrer toda a água”, explicou, acrescentando que para produzir o artesanato basta adicionar a cor de tinta da preferência e cola de papel no momento da montagem da peça.

A programação da Semana do Meio Ambiente segue até a próxima sexta-feira, 6. Clique aqui para conferir todas as atividades. 

Texto: Cyntia Miranda

Edição: Iara Cruz



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Palmas recebe 2º Mutirão Pop Rua Jud com serviços gratuitos a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade socioeconômica nesta sexta-feira (12/9)

 Nesta sexta-feira (12/9), a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1.306 Sul),…

10 horas ago

Augusta Brito é a nova procuradora especial da Mulher no Senado — Senado Notícias

A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…

11 horas ago

Presidente do TJTO coordena mesa de direito penal em congresso do STJ

Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal,…

11 horas ago

Estatais dizem que patrocínio ao esporte é estratégico e tem respaldo na lei – Notícias

10/09/2025 - 18:41   Renato Araújo/Câmara dos Deputados Assunto foi debatido na Comissão do Esporte…

12 horas ago

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo | Prefeitura Municipal de Palmas

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo Agostinho atuava no Viveiro da Capital e era…

12 horas ago

debatedores reiteram que o Fundeb é fundamental para a educação pública — Senado Notícias

Em audiência pública nesta quarta-feira (10), professores e gestores afirmaram à Comissão de Educação (CE)…

12 horas ago