A Gerência Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas está acompanhando desde a noite desta quarta-feira, 22, o derramamento de óleo ocorrido no Parque Cesamar, por meio do Córrego Brejo Comprido. Aproximadamente 10 mil litros de óleo foram despejados pela empresa EHL por funcionários da empresa na galeria pluvial. A GMP está verificando o impacto ambiental para aplicação da autuação e as condições para mitigar os danos ambientais. A Perícia Científica da Polícia Civil está no local na manhã desta quinta, 23.
A Empresa EHL utilizou na noite desta quarta-feira, 22, três caminhões pipas de sucção para retirar o óleo da galeria pluvial.
Entenda
O óleo estava em um tanque de contenção no pátio da empresa e foi transferido para um caminhão que, em seguida, fez o descarte na galeria pluvial da Avenida NS-10, próximo ao Parque do Povo.
Legislação
Com base no Artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais Nº 9.605/98, em caso de multa, o valor varia de R$ 5 mil a R$ 50 milhões. A punição é definida para as ocorrências de “lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou detritos, óleos ou substâncias oleosas” e inclui também pena de reclusão, de um a cinco anos, conforme o dano.
Texto: Márcio Greick/ Secom
Edição: Lorena Karlla Mascarenhas
Promoção da justiça social, incentivo à educação inclusiva e fortalecimento do vínculo entre o Poder…
O Poder Judiciário do Tocantins encerrou o ano de 2025 com a marca de 418…
Membros do Comitê Gestor Interinstitucional do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) de Palmas realizaram, nesta…
30/01/2026 - 12:35 Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Cleber Verde: exclusão digital acentua…
Durante sessões extraordinárias, na tarde desta quinta-feira, 29, a Câmara Municipal de Palmas (CMP) aprovou…
Em uma iniciativa voltada à sustentabilidade, compensação ambiental e engajamento de servidores(as), o Tribunal de…