Categories: Brasil

Governo de SP investiga suspeita de sabotagem em pane elétrica na CPTM no dia da greve


Em agenda no interior do Estado, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que a hipótese ainda não foi descartada pelas autoridades

RONALDO SILVA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Movimento intenso de passageiros na Estação Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, nesta quarta-feira, 04, um dia após a falha no sistema de energia da Linha 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos)

Mesmo após o fim da greve do Metrô, CPTM e Sabesp, os usuários da Linha 9-Esmeralda, gerida pela ViaMobilidade enfrentaram mais uma manhã de caos nesta quarta-feira, 4. A linha de trem apresentou problemas devido a uma falha no sistema elétrico pelo 2º dia consecutivo, o que deixou algumas estações superlotadas. Durante toda a manhã, o trajeto operou com apenas uma única via entre as estações Morumbi e Cidade Universitária. Além disso, 70 ônibus da Operação PAESE foram disponibilizados para atender o trecho entre as estações Pinheiros e Morumbi, mas isso não foi suficiente para acomodar a população, que se aglomerou em longas filas no horário de pico. Em nota, o Governo do Estado de São Paulo afirmou que vai instaurar um processo administrativo para apurar a falha e que eventuais penalidades e sanções podem ser aplicadas. A gestão estadual disse ainda que monitora todas as ocorrências nas linhas concedidas à iniciativa privada. Em agenda no interior do Estado, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que R$ 150 milhões em multas já foram aplicados nas linhas da CPTM operadas pela ViaMobilidade.

“Eles tem tempo agora para apresentar as suas considerações, vão ter que apresentar a defesa e, chegando à conclusão de que houve responsabilidade da concessionária, temos uma multa que pode chegar a R$ 4 milhões (…) A gente vai agir com dureza e vamos fortalecer cada vez mais a regulação”, declarou. A ViaMobilidade afirmou que disponibilizou 70 colaboradores para trabalhos de manutenção e que registrou um Boletim de Ocorrência (B.O.) sobre o caso. A linha operava normalmente quando a pane elétrica ocorreu e o B.O. aponta que objetos estranhos foram encontrados próximos ao local da falha. O governador disse que as investigações trabalham com a possibilidade de interferência externa: “Há indícios realmente de sabotagem. Tivemos violação dos alambrados, encontramos material para que gerasse curto-circuito. A Polícia Civil está investigando, foi aberto o inquérito e vai ser realizada a perícia, mas tudo leva a crer que houve sabotagem”. Após a greve que pedia pelo fim da agenda de privatizações, Tarcísio garantiu que vai dar prosseguimento às concessões.

*Com informações da repórter Beatriz Manfredini





FONTE

Tribuna do Tocantins

Share
Published by
Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Augusta Brito é a nova procuradora especial da Mulher no Senado — Senado Notícias

A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…

40 minutos ago

Presidente do TJTO coordena mesa de direito penal em congresso do STJ

Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal,…

48 minutos ago

Estatais dizem que patrocínio ao esporte é estratégico e tem respaldo na lei – Notícias

10/09/2025 - 18:41   Renato Araújo/Câmara dos Deputados Assunto foi debatido na Comissão do Esporte…

1 hora ago

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo | Prefeitura Municipal de Palmas

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo Agostinho atuava no Viveiro da Capital e era…

2 horas ago

debatedores reiteram que o Fundeb é fundamental para a educação pública — Senado Notícias

Em audiência pública nesta quarta-feira (10), professores e gestores afirmaram à Comissão de Educação (CE)…

2 horas ago

Arraias terá ações do Programa de Atenção à Saúde voltado a servidores(as) e magistrados(as) da comarca

Os(as) magistrados(as), servidores(as), estagiários(as) e demais colaboradores(as) da Comarca de Arraias receberão, na próxima semana,…

2 horas ago