A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), disponibiliza vacinas contra a Covid-19 para crianças a partir de seis meses, gestantes e idosos acima de 60 anos, seguindo o esquema vacinal obrigatório. As doses estão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, conforme o cronograma de cada unidade.
Este ano, o Ministério da Saúde (MS) está trabalhando com três laboratórios da vacina contra a Covid-19: Pfizer, Moderna e Serum. Cada laboratório possui uma especificidade e recomendação de faixa etária para utilização. Além disso, é importante ressaltar que, desde 2024, o MS utiliza a estratégia de vacinação contra a Covid-19 apenas em grupos prioritários, sendo eles: portadores de comorbidades, pessoas imunocomprometidas, trabalhadores da saúde, idosos, gestantes e crianças menores de cinco anos. Para esse público, a vacinação passou a fazer parte do calendário vacinal de rotina.
As crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos podem tomar a vacina Pfizer (Baby) ou Moderna. A vacina Pfizer exige um esquema com três doses, sendo necessário um intervalo de 30 dias após a primeira aplicação e 60 dias após a segunda dose. Já para a vacina do laboratório Moderna, o esquema é de duas doses, com intervalo de 30 dias entre cada uma. As crianças imunocomprometidas também precisam da dose de reforço a cada seis meses, enquanto aquelas que possuem comorbidades recebem reforço anual.
Crianças de cinco a 11 anos podem receber a dose do laboratório Pfizer (Pediátrica) ou Moderna. A vacina está disponível para pessoas que fazem parte dos grupos prioritários ou para aquelas que nunca receberam uma dose, sendo o esquema vacinal de apenas uma dose.
Já as pessoas acima de 12 anos podem receber a dose de qualquer um dos três laboratórios (Pfizer adulto, Moderna ou Serum). Neste caso, a vacina também está disponível para pessoas que fazem parte dos grupos prioritários ou que nunca receberam uma dose do imunizante, sendo o esquema de dose única.
O esquema vacinal pode variar conforme a idade, o imunizante recebido ou o grupo prioritário ao qual o usuário pertence. Crianças de seis meses a menores de cinco anos podem receber duas ou três doses, a depender do laboratório produtor. Idosos e imunocomprometidos devem receber a dose de reforço a cada seis meses. Já as gestantes recebem uma dose a cada gestação. Os demais grupos prioritários, como portadores de comorbidades, recebem a dose anual, de acordo com as recomendações atuais.
Grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19:
Vacinação de rotina no calendário vacinal:
Em caso de dúvida quanto ao esquema vacinal, os usuários podem procurar as salas de vacina do município levando o cartão de vacina, para que o vacinador possa avaliar e orientar sobre a necessidade de vacinação.
Locais de vacinação
Pfizer Baby (6 meses a menores de 5 anos)
Moderna (6 meses a 11 anos)
Serum (a partir de 12 anos)
Texto: Gabriela Letrari / Semus Palmas
Edição: Wédila Jácome / Secom Palmas
Idosos participam de palestra e ações de cuidados no Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier…
Diversidade marca abertura da IV Conferência Municipal pela Promoção da Igualdade Racial em Palmas Evento…
Escola de Governo de Palmas abre inscrições para qualificação dos servidores da Junta de Serviço…
Servidores da Prefeitura de Palmas podem se inscrever no curso de Sistema de Gestão Eletrônica…
Fundação Cultural realiza abertura da exposição Natureza Urbana, Palmas Cidade em cores, no Espaço +Cultura…
Prefeitura de Palmas abre chamamento público para credenciamento de ambulantes no Feirão do MEI 2025…