A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), disponibiliza vacinas contra a Covid-19 para crianças a partir de seis meses, gestantes e idosos acima de 60 anos, seguindo o esquema vacinal obrigatório. As doses estão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, conforme o cronograma de cada unidade.
Este ano, o Ministério da Saúde (MS) está trabalhando com três laboratórios da vacina contra a Covid-19: Pfizer, Moderna e Serum. Cada laboratório possui uma especificidade e recomendação de faixa etária para utilização. Além disso, é importante ressaltar que, desde 2024, o MS utiliza a estratégia de vacinação contra a Covid-19 apenas em grupos prioritários, sendo eles: portadores de comorbidades, pessoas imunocomprometidas, trabalhadores da saúde, idosos, gestantes e crianças menores de cinco anos. Para esse público, a vacinação passou a fazer parte do calendário vacinal de rotina.
As crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos podem tomar a vacina Pfizer (Baby) ou Moderna. A vacina Pfizer exige um esquema com três doses, sendo necessário um intervalo de 30 dias após a primeira aplicação e 60 dias após a segunda dose. Já para a vacina do laboratório Moderna, o esquema é de duas doses, com intervalo de 30 dias entre cada uma. As crianças imunocomprometidas também precisam da dose de reforço a cada seis meses, enquanto aquelas que possuem comorbidades recebem reforço anual.
Crianças de cinco a 11 anos podem receber a dose do laboratório Pfizer (Pediátrica) ou Moderna. A vacina está disponível para pessoas que fazem parte dos grupos prioritários ou para aquelas que nunca receberam uma dose, sendo o esquema vacinal de apenas uma dose.
Já as pessoas acima de 12 anos podem receber a dose de qualquer um dos três laboratórios (Pfizer adulto, Moderna ou Serum). Neste caso, a vacina também está disponível para pessoas que fazem parte dos grupos prioritários ou que nunca receberam uma dose do imunizante, sendo o esquema de dose única.
O esquema vacinal pode variar conforme a idade, o imunizante recebido ou o grupo prioritário ao qual o usuário pertence. Crianças de seis meses a menores de cinco anos podem receber duas ou três doses, a depender do laboratório produtor. Idosos e imunocomprometidos devem receber a dose de reforço a cada seis meses. Já as gestantes recebem uma dose a cada gestação. Os demais grupos prioritários, como portadores de comorbidades, recebem a dose anual, de acordo com as recomendações atuais.
Grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19:
Vacinação de rotina no calendário vacinal:
Em caso de dúvida quanto ao esquema vacinal, os usuários podem procurar as salas de vacina do município levando o cartão de vacina, para que o vacinador possa avaliar e orientar sobre a necessidade de vacinação.
Locais de vacinação
Pfizer Baby (6 meses a menores de 5 anos)
Moderna (6 meses a 11 anos)
Serum (a partir de 12 anos)
Texto: Gabriela Letrari / Semus Palmas
Edição: Wédila Jácome / Secom Palmas
Prefeitura de Palmas reúne técnicos da Educação para melhorar fluxo de serviços administrativos Encontro buscou…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) publicou, no Diário da Justiça desta quarta-feira (22/10),…
Saúde Municipal promove fiscalização conjunta para controle sanitário de bebidas em Palmas Iniciativa foi motivada…
Oficina de Escrita Criativa estimula imaginação e protagonismo literário entre alunos da Escola Municipal Antônio…
Prefeitura inicia obras de revitalização nas Praças do Circo e das Crianças, em Taquaruçu Obras…
Atletas palmenses conquistam medalhas no JEBs 2025, em Uberlândia Com incentivo da Prefeitura de Palmas,…