Categories: Brasil

Guaidó participa de audiência na Câmara brasileira e diz que ‘tragédia do povo venezuelano não é narrativa’


Opositor do presidente Nicolás Maduro na Venezuela voltou a criticar duramente o mandatário, acusado de implementar uma ditadura no país vizinho

Reprodução/Twitter/@@jguaido
Audiência na Câmara com participação remota de Juan Guaidó

Principal opositor do presidente Nicolás Maduro na Venezuela, o deputado Juan Guaidó participou virtualmente de audiência pública na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 31, e voltou a criticar duramente o mandatário, acusado de implementar uma ditadura no país vizinho. Na abertura do evento, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) chamou o presidente venezuelano de “narcoditador”. Guaidó, que está exilado em Washington, capital dos Estados Unidos, se autodeclarou presidente da Venezuela em oposição a Maduro entre 2019 e 2022. Ele rebateu as críticas feitas por Lula naquele período, quando o presidente brasileiro chamou de “absurdo” o seu reconhecimento como presidente legítimo do país vizinho do Brasil.

Durante o evento, Guaidó ainda lembrou do apoio do petista a Maduro nesta semana e disse ter certeza que as palavras de Lula não representam a opinião dos brasileiros. “A tragédia que se passa com o povo venezuelano não é uma narrativa”, reforçou. O líder da oposição na Venezuela agradeceu ao Congresso do Brasil por alçar a voz contra o ditador venezuelano. Ele também publicou sua participação em redes sociais.

As sucessivas defesas do presidente Lula ao ditador venezuelano irritou os parlamentares brasileiros e os presidentes do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e do Chile, Gabriel Boric, que criticaram a fala do presidente brasileiro. Maduro foi recebido com honras oferecidas a chefes de Estado no Palácio do Planalto, com críticas contundentes tanto por parte da oposição como de analistas políticos e aliados do governo. O líder da Venezuela veio ao país para participar da Cúpula da América do Sul, em Brasília. O deputado federal Luiz Lima (PL-RJ) lembrou que os congressistas defendem criar mecanismos de controle para evitar a vazão de recursos brasileiros para a Venezuela. “Existe uma PEC2/2023. Qualquer empresa que enviará recursos para a Venezuela, deverá passar pelo Congresso Nacional”.

Guaidó disse aos parlamentares que é muito grave para a democracia da América Latina as declarações de Lula sobre a situação na Venezuela. “O presidente Lula mente, porque ele sabe muito bem o que ocorre na Venezuela. O regime de Nicolás Maduro segue torturando e assassinando venezuelanos”, afirma Guaidó. O líder venezuelano destacou ainda que tem certeza de que as palavras de Lula não representam a opinião dos brasileiros.

O encontro online foi organizado pelo vice-líder da oposição ao governo Lula, deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS) que ressaltou que, apesar do sentimento de vergonha pelo apoio de Lula a Maduro, o Parlamento brasileiro não se omitiu. Van Hattem e o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante, convidaram Guaidó a visitar o Brasil como uma “autoridade de verdade” da Venezuela. Guaidó confirmou que pretende vir ao Brasil.

A reunião contou ainda com a participação de parlamentares da oposição, como os senadores Eduardo Girão e Rogério Marinho (PL-RN) e os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Osmar Terra (MDB-RS), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Rosângela Moro (União-SP), Gilson Marques (NOVO-SC), Sargento Fahur (PSD-PR), Delegado Palumbo (MDB-SP), Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PL-SP), Mauricio Marcon (Podemos-RS), Adriana Ventura (Novo-SP), Carlos Jordy (PL-RJ), General Pazuello (PL-RJ) e Julia Zanatta (PL-SC).

 





FONTE

Tribuna do Tocantins

Share
Published by
Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Quem são os(as) novos(as) desembargadores(as) do Tribunal de Justiça do Tocantins

Experientes, com sólidas formações, conhecedores da realidade tocantinense, firmes nas decisões, e com olhares sensíveis.…

3 horas ago

Tribunal de Justiça empossa oito novos desembargadores; corte passa a ter 19 membros

O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) elegeu e deu posse a…

4 horas ago

Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância | Prefeitura Municipal de Palmas

Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância…

6 horas ago

Comarca de Alvorada anuncia vencedora do concurso de logomarca para projeto de sustentabilidade

Criatividade, consciência ambiental e protagonismo juvenil marcaram o Concurso de Criação da Logomarca do Projeto…

6 horas ago

Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025…

7 horas ago

Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal | Prefeitura Municipal de Palmas

Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal Nos dias…

7 horas ago