Na manhã desta segunda-feira, 2, a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) apreendeu um caminhão com carga total de 5,2 toneladas de peixes da espécie tambaqui. A abordagem aconteceu na Arno 43 (407 Norte) e, no ato da conferência do pescado, apenas 3.200 kg constavam na Nota Fiscal (NF). O pescado é de origem do estado do Piauí e estava sendo comercializado na Capital.
A legislação ambiental prevê que em casos como esse deve ser apresentada na nota fiscal a totalidade do produto. Devido a isso, o caminhão foi apreendido como transporte ilegal e a carga foi doada para instituições de caridade que possuiam vínculo com a Prefeitura de Palmas, sendo elas: Açao Social Arquidiocesana de Palmas (Asap), Associação Pequeno Cotolengo, Mesa Brasil, entre outras instituições.
A Associação Pequeno Cotolengo recebeu a doação de 500 kg de tambaqui. O voluntário Marcelo Coelho falou sobre o destino dos peixes. “O pescado será destinado à alimentação de pessoas com deficiência intelectual, que são acolhidas pela associação, além de funcionários”, disse.
Inácio Teixeira, que é voluntário da Ação Social Arquidiocesana de Palmas (Asap), recebeu 500 kg de peixe que serão distribuídos entre outras entidades que fazem parte da associação. “Eu faço parte da entidade Cáritas, mas temos outras instituições que fazem parte da Asap que também serão beneficiadas”, disse.
Legislação
A ação foi fundamentada no artigo 35 do inciso 4.º do Decreto nº 6514/08, que proíbe o transporte de pescado sem a emissão da Nota Fiscal com a totalidade do produto. Conforme estabelecido, a empresa foi multada em R$ 700,00, com um acréscimo de R$ 20,00 por quilo transportado.
Texto: Marcio Greick
Edição: Iara Cruz
1/1
1/1
Nesta sexta-feira (12/9), a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1.306 Sul),…
A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…
Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal,…
10/09/2025 - 18:41 Renato Araújo/Câmara dos Deputados Assunto foi debatido na Comissão do Esporte…
Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo Agostinho atuava no Viveiro da Capital e era…
Em audiência pública nesta quarta-feira (10), professores e gestores afirmaram à Comissão de Educação (CE)…