Categories: Palmas

Guarda Metropolitana de Palmas capacita novos agentes da Patrulha Mulher Segura | Prefeitura Municipal de Palmas


Guarda Metropolitana de Palmas capacita novos agentes da Patrulha Mulher Segura

Qualificação conta com a participação da Rede de Apoio e Proteção a Mulheres e Meninas, dentre outras instituições parceiras no enfrentamento à violência contra a mulher

A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) iniciou nesta segunda-feira, 15, a qualificação para os novos integrantes da Patrulha Mulher Segura, equipe especializada no atendimento a mulheres e meninas vítimas de violência. Ao todo, 13 guardas passam a compor o grupo, que atua na prevenção e no acolhimento de casos de violência de gênero na Capital.

A formação segue até quinta-feira, 18, na Casa da Mulher Brasileira, e aborda aspectos legais da violência doméstica, funcionamento da Patrulha Maria da Penha, rede de atendimento, acolhimento humanizado, saúde mental, produção de dados e uso do Prontuário Patrulha Mulher Segura.

Segundo a coordenadora da patrulha, inspetora-chefe Letícia Walker, a formação é essencial para fortalecer o atendimento: “Nosso objetivo é preparar a equipe para atuar com excelência, garantindo proteção, acolhimento e orientação às mulheres em situação de violência, sempre de forma humanizada e integrada com a rede de apoio”, afirmou.

Programação

A qualificação inclui temas fundamentais para a atuação na Patrulha Mulher Segura, com palestras ministradas por profissionais de referência, como representantes do Ministério Público, Polícia Militar, Casa da Mulher Brasileira, psicólogos e especialistas em direitos das mulheres.

O encerramento contará com a apresentação do Prontuário Patrulha Mulher Segura, ferramenta que será utilizada para registrar e acompanhar os atendimentos, promovendo maior integração entre os órgãos envolvidos e mais eficiência nas ações de proteção.

Patrulha Mulher Segura

A Patrulha Mulher Segura é uma iniciativa da Guarda Metropolitana de Palmas, com sede na Casa da Mulher Brasileira, e tem como missão proteger mulheres e meninas em situação de violência, realizando visitas preventivas, acompanhamento dos casos e articulação com a rede de proteção para a quebra do ciclo da violência.

Texto: Reinaldo Carvalho – estagiário sob supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom

Edição: Iara Cruz



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Espaço Saúde do Tribunal de Justiça lança podcast para conscientização no Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

Nesta sexta-feira (20/2), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) reforça as ações do Dia…

8 horas ago

Centro de Saúde do TJTO dará início a acompanhamento psicossocial de magistrados(as) e servidores(as) em condições especiais de trabalho a partir de março

O Centro de Saúde do Tribunal de Justiça do Tocantins (Cesau/TJTO) dará início ao acompanhamento…

9 horas ago

Senadora Professora Dorinha propõe atendimento psicológico via SUS para brasileiras vítimas de violência no exterior

A senadora Professora Dorinha Seabra (União) apresentou o Projeto de Lei 6.461/2025, que garante assistência…

9 horas ago

TJTO investe em modernização de unidades e realiza maior reforma estrutural do Fórum de Palmas em 22 anos

Após mais de duas décadas sem intervenções estruturais de grande porte, o Fórum da Comarca…

10 horas ago

Comitê confirma 3ª edição do Pop Rua Jud para 17 de abril, em Araguaína

O Comitê Regional Pop Rua Jud definiu, em reunião nesta sexta-feira (20/2), a realização da…

11 horas ago

Projeto reconhece líderes comunitários e cria cadastro nacional – Notícias

19/02/2026 - 18:23   Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Deputado Vicentinho Júnior, autor do projeto de…

1 dia ago