A segurança da 33ª edição do Arraiá da Capital ganhou um importante reforço tecnológico. Pela primeira vez na história do evento, a Guarda Metropolitana de Palmas (GPM) está utilizando um sistema avançado de videomonitoramento com câmeras de reconhecimento facial, identificação de placas veiculares e contagem de público em tempo real. A medida visa garantir mais tranquilidade aos cidadãos e ampliar a capacidade de resposta das equipes de segurança durante os dias de festa.
Segundo o comandante da GPM, Gilmar Fernandes Cunha, o sistema está distribuído em pontos estratégicos de todo o circuito da festa. “Temos câmeras na entrada do Arraiá que fazem a contagem do público e o reconhecimento facial. Dentro do circuito, há equipamentos espalhados em locais estratégicos, que são monitorados a partir de uma base móvel da Guarda, o nosso micro-ônibus, além da sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC)”, explicou.
O uso da tecnologia permite, por exemplo, identificar pessoas com mandado de prisão em aberto. Quando uma dessas pessoas é detectada pelas câmeras, a informação é enviada em tempo real à equipe em campo, que realiza a abordagem com apoio das demais forças de segurança. “O sistema está integrado a bancos de dados nacionais, o que nos permite uma atuação imediata. A partir da localização da pessoa, a equipe faz a abordagem e a conduz à autoridade policial”, afirmou o comandante.
O gerente do CICC, inspetor Heleno Belo de Freitas, garante que o sistema é utilizado conforme regulamentação rígida, que garante o armazenamento e a utilização de informações sejam mantidas confidenciais, de forma que seja respeitada a privacidade da população e, principalmente, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A operação conta com cerca de 30 agentes em campo, incluindo integrantes da nova turma da Guarda Metropolitana, supervisionados por profissionais experientes. Toda a equipe envolvida no videomonitoramento recebeu treinamento específico e tem familiaridade com o uso das tecnologias de vigilância.
Para o comandante Fernandes, a presença da tecnologia amplia a segurança do público. “Quando a população percebe que o local tem câmeras, patrulhamento e todo um aparato tecnológico voltado para protegê-la, ela se sente mais segura e participa com mais tranquilidade. Esse é o nosso objetivo: garantir que o Arraiá da Capital seja uma festa alegre, acolhedora e segura para todos”, concluiu.
O esquema de segurança com videomonitoramento e patrulhamento ostensivo seguirá até o encerramento do evento, no domingo, 29, com o apoio da Guarda Metropolitana, Polícia Militar e Polícia Civil. A Prefeitura de Palmas reforça o convite para que a população prestigie o Arraiá com tranquilidade e responsabilidade.
Texto: Hugo Gross
Edição: Denis Rocha
1/1
Promover inclusão é garantir oportunidades, afetos e pertencimento. Com essa premissa, o Tribunal de Justiça…
Moradores de Palmas levam pets para vacinação e encoleiramento contra calazar Ação ocorreu pela manhã…
População recebe atendimento gratuito em ação de prevenção cardiovascular na região norte de Palmas Iniciativa,…
Prefeitura de Palmas recebe deputado Vicentinho Júnior para anunciar recurso destinado a castrações Parlamentar confirmou…
Palmas apresenta experiências de desenvolvimento urbano na 6ª Conferência Estadual das Cidades Projeto do Parque…
Grandes nomes da música nacional comandarão a programação do 19° FGT Festival Gastronômico de Taquaruçu…