Categories: Palmas

Guarda Metropolitana de Palmas reforça segurança no Arraiá da Capital com sistema avançado de videomonitoramento | Prefeitura Municipal de Palmas


Guarda Metropolitana de Palmas reforça segurança no Arraiá da Capital com sistema avançado de videomonitoramento

Pela primeira vez, o evento conta com câmeras de reconhecimento facial e vigilância em tempo real, além da patrulha ostensiva

A segurança da 33ª edição do Arraiá da Capital ganhou um importante reforço tecnológico. Pela primeira vez na história do evento, a Guarda Metropolitana de Palmas (GPM) está utilizando um sistema avançado de videomonitoramento com câmeras de reconhecimento facial, identificação de placas veiculares e contagem de público em tempo real. A medida visa garantir mais tranquilidade aos cidadãos e ampliar a capacidade de resposta das equipes de segurança durante os dias de festa.

Segundo o comandante da GPM, Gilmar Fernandes Cunha, o sistema está distribuído em pontos estratégicos de todo o circuito da festa. “Temos câmeras na entrada do Arraiá que fazem a contagem do público e o reconhecimento facial. Dentro do circuito, há equipamentos espalhados em locais estratégicos, que são monitorados a partir de uma base móvel da Guarda, o nosso micro-ônibus, além da sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC)”, explicou.

O uso da tecnologia permite, por exemplo, identificar pessoas com mandado de prisão em aberto. Quando uma dessas pessoas é detectada pelas câmeras, a informação é enviada em tempo real à equipe em campo, que realiza a abordagem com apoio das demais forças de segurança. “O sistema está integrado a bancos de dados nacionais, o que nos permite uma atuação imediata. A partir da localização da pessoa, a equipe faz a abordagem e a conduz à autoridade policial”, afirmou o comandante.

O gerente do CICC, inspetor Heleno Belo de Freitas, garante que o sistema é utilizado conforme regulamentação rígida, que garante o armazenamento e a utilização de informações sejam mantidas confidenciais, de forma que seja respeitada a privacidade da população e, principalmente, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A operação conta com cerca de 30 agentes em campo, incluindo integrantes da nova turma da Guarda Metropolitana, supervisionados por profissionais experientes. Toda a equipe envolvida no videomonitoramento recebeu treinamento específico e tem familiaridade com o uso das tecnologias de vigilância.

Para o comandante Fernandes, a presença da tecnologia amplia a segurança do público. “Quando a população percebe que o local tem câmeras, patrulhamento e todo um aparato tecnológico voltado para protegê-la, ela se sente mais segura e participa com mais tranquilidade. Esse é o nosso objetivo: garantir que o Arraiá da Capital seja uma festa alegre, acolhedora e segura para todos”, concluiu.

O esquema de segurança com videomonitoramento e patrulhamento ostensivo seguirá até o encerramento do evento, no domingo, 29, com o apoio da Guarda Metropolitana, Polícia Militar e Polícia Civil. A Prefeitura de Palmas reforça o convite para que a população prestigie o Arraiá com tranquilidade e responsabilidade.

Texto: Hugo Gross
Edição: Denis Rocha



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Serviços, justiça e cidadania marcam o JUS em Ação em Novo Acordo, na região do Jalapão

“É um passo grande para nós.” A frase dita pelo agricultor Marcial Moura da Silva,…

1 hora ago

Durante audiência, Prefeitura de Palmas reforça compromisso com ressocialização de jovens da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Durante audiência, Prefeitura de Palmas reforça compromisso com ressocialização de jovens da Capital Reunião promovida…

2 horas ago

Palestra sobre o impacto das emoções na saúde é realizada em Pedro Afonso

O Fórum da Comarca de Pedro Afonso realizou, no dia 27 de outubro, uma palestra…

2 horas ago

Projeto “Direitos e Deveres do Cidadão” vence o Prêmio EducaJus de Papo com a Justiça, em Novo Acordo

O projeto “Direitos e Deveres do Cidadão”, elaborado por estudantes do 9º ano do Colégio…

14 horas ago

Com mais de 60 novos processos de violência doméstica em 2025, Novo Acordo firma pacto e instala símbolo permanente contra o feminicídio

Na Comarca de Novo Acordo, que engloba sete municípios e contabiliza 62 novos processos de…

15 horas ago

TJTO suspende prazos processuais nesta segunda-feira (3/11)

Devido às instabilidades registradas no sistema eproc na tarde desta segunda-feira (3/11), o Tribunal de…

16 horas ago