Foto: Agência Brasil
A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), e da coordenação de imunização municipal, dão início ao agendamento da aplicação da vacina da Pfizer Baby, contra a Covid-19, em bebês de seis meses até 02 anos, 11 meses e 29 dias, com comorbidade, a partir desta quarta-feira, 30. A Pfizer Baby está disponível somente na Unidade Básica de Saúde (UBS) Sol Nascente.
A Pfizer Baby está disponível em Gurupi desde o dia 19 de novembro, mas a partir de agora os pais ou responsáveis deverão agendar o dia e o horário para a aplicação da vacina, pelo telefone ou whatsApp: (63) 3315-0095. Também deverão apresentar a documentação pessoal, cartão de vacinas e do SUS, bem como laudo médico.
“Para este novo público, que foi incluído recentemente no PNI, a vacina tem algumas peculiaridades. Por isso, precisamos otimizar a utilização das doses correspondentes a cada frasco de vacina. Com o agendamento, podemos evitar desperdício de doses”, explicou o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes.
A iniciativa pretende otimizar as doses contidas nos frascos. É o que explica a coordenadora do setor de Imunização do município, da SEMUS, Lilamara Miranda Tavares. “Cada frasco desta vacina contém 12 doses e, depois de aberto, precisa ser aplicado em até 12 horas. A estratégia que encontramos foi utilizar o agendamento da vacinação para não desperdiçar as doses, já que se trata de um público restrito e a procura está baixa”, frisou Lilamara.
Vacinação em bebês
O esquema vacinal dos bebês de 06 meses a 02 anos, 11 meses e 29 dias de idade será feito em três doses: sendo as duas primeiras com intervalo de 4 semanas, seguidas por uma terceira dose que deve ser administrada pelo menos 8 semanas (2 meses) após a segunda dose. É importante frisar que a vacina contra covid-19 pode ser aplicada sem necessidade de intervalo entre os demais imunobiológicos do Calendário de Vacinação de Rotina.
De acordo com o Ministério da Saúde, nesta etapa serão contempladas as crianças entre seis meses e dois anos com as seguintes comorbidades ou condição de saúde: obesidade grave, pneumopatias crônicas graves, imunossupressão, hemoglobinopatia grave, doença cardiovascular, hipertensão arterial resistente, doença neurológica crônica, doença renal crônica, diabete mellitus, Síndrome de Down e cirrose hepática.
A Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e a Corregedoria-Geral da Justiça publicaram,…
Integrantes do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), que atuam diretamente com adolescentes em conflito com…
Servidores concluem curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Formação capacitou servidores sobre…
Prefeitura de Palmas participa do 3º Encontro de Lideranças Supermercadistas do Tocantins Evento, realizado nesta…
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) selecionou duas propostas de enunciados elaboradas por profissionais do…
Guia de Segurança Alimentar de Palmas é premiado em Fórum Nacional de Nutricionistas Material é…