Gurupi

Gurupi inicia agendamento de vacinação contra Covid-19 em bebês com comorbidade

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), e da coordenação de imunização municipal, dão início ao agendamento da aplicação da vacina da Pfizer Baby, contra a Covid-19, em bebês de seis meses até 02 anos, 11 meses e 29 dias, com comorbidade, a partir desta quarta-feira, 30. A Pfizer Baby está disponível somente na Unidade Básica de Saúde (UBS) Sol Nascente.

A Pfizer Baby está disponível em Gurupi desde o dia 19 de novembro, mas a partir de agora os pais ou responsáveis deverão agendar o dia e o horário para a aplicação da vacina, pelo telefone ou whatsApp: (63) 3315-0095. Também deverão apresentar a documentação pessoal, cartão de vacinas e do SUS, bem como laudo médico.

“Para este novo público, que foi incluído recentemente no PNI, a vacina tem algumas peculiaridades. Por isso, precisamos otimizar a utilização das doses correspondentes a cada frasco de vacina. Com o agendamento, podemos evitar desperdício de doses”, explicou o secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes.

A iniciativa pretende otimizar as doses contidas nos frascos. É o que explica a coordenadora do setor de Imunização do município, da SEMUS, Lilamara Miranda Tavares. “Cada frasco desta vacina contém 12 doses e, depois de aberto, precisa ser aplicado em até 12 horas. A estratégia que encontramos foi utilizar o agendamento da vacinação para não desperdiçar as doses, já que se trata de um público restrito e a procura está baixa”, frisou Lilamara.

Vacinação em bebês

O esquema vacinal dos bebês de 06 meses a 02 anos, 11 meses e 29 dias de idade será feito em três doses: sendo as duas primeiras com intervalo de 4 semanas, seguidas por uma terceira dose que deve ser administrada pelo menos 8 semanas (2 meses) após a segunda dose. É importante frisar que a vacina contra covid-19 pode ser aplicada sem necessidade de intervalo entre os demais imunobiológicos do Calendário de Vacinação de Rotina.

De acordo com o Ministério da Saúde, nesta etapa serão contempladas as crianças entre seis meses e dois anos com as seguintes comorbidades ou condição de saúde: obesidade grave, pneumopatias crônicas graves, imunossupressão, hemoglobinopatia grave, doença cardiovascular, hipertensão arterial resistente, doença neurológica crônica, doença renal crônica, diabete mellitus, Síndrome de Down e cirrose hepática. 

Redação

Recent Posts

Judiciário apresenta Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Projeto Justiça Carbono Zero

O Judiciário do Tocantins realizou, nesta segunda-feira (25/8), a apresentação final dos Inventários de Emissões…

6 horas ago

Palestra “O Profissional do Futuro” inspira reflexão e valoriza atuação de estagiários(as) no Poder Judiciário do Tocantins

Em um encontro híbrido, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), em parceria com a…

7 horas ago

Mutirão da Prefeitura de Palmas contra a leishmaniose visceral tem mais de 500 pets atendidos | Prefeitura Municipal de Palmas

Mutirão da Prefeitura de Palmas contra a leishmaniose visceral tem mais de 500 pets atendidos…

7 horas ago

Tribunal do Júri de Palmas condena acusado de homicídio e corrupção de menor; pena ultrapassa 17 anos de prisão

O Tribunal do Júri, realizado nesta segunda-feira (25/8), na 1ª Vara Criminal de Palmas, condenou…

8 horas ago

Prefeitura de Palmas recupera mais de 153 mil m² de pavimento em avenidas da região sul em 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas recupera mais de 153 mil m² de pavimento em avenidas da região…

8 horas ago

Defesa Civil de Palmas emite alerta de baixa umidade para esta semana | Prefeitura Municipal de Palmas

Defesa Civil de Palmas emite alerta de baixa umidade para esta semana População deve se…

8 horas ago