Categories: Estado

Gurupi sedia Audiência Pública sobre o Plano Estadual Pena Justa nesta terça-feira (27/5)


 

Após a realização em Palmas, o município de Gurupi sedia, nesta terça-feira (27/5), a segunda Audiência Pública para a construção do Plano Estadual Pena Justa, no Centro de Convenções Mauro Cunha, das 13h às 19h.

A iniciativa é realizada pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Tribunal de Justiça do Tocantins (GMF), e coordenada pelo TJTO.

O objetivo principal é ouvir a sociedade civil e entidades ligadas ao sistema de Justiça e direitos humanos para contribuir diretamente na elaboração do plano. O documento visa enfrentar o chamado Estado de Coisas Inconstitucional nas prisões brasileiras, reconhecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

As inscrições para participar da audiência podem ser feitas pelo formulário online disponível nos sites e redes sociais do TJ e da Seciju e presencialmente no local do evento.

Sobre o Plano Pena Justa

O Plano Nacional Pena Justa é uma iniciativa coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com a União, órgãos do sistema judiciário e sociedade civil. Com mais de 300 metas a serem alcançadas até 2027, o plano busca garantir um sistema prisional mais humanizado, eficiente e alinhado aos direitos fundamentais.

A medida decorre da decisão do STF, tomada em outubro de 2023, na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 347, reconhecendo violações sistemáticas de direitos nas unidades prisionais, como superlotação, más condições de infraestrutura, higiene e saúde, além de relatos de maus-tratos.

Atualmente, no Tocantins, 4.087 pessoas estão privadas de liberdade em 26 unidades penais distribuídas em diferentes municípios do estado.

Próximos encontros

A terceira Audiência Pública será realizada em Araguaína, nesta sexta-feira (30/5), na Câmara Municipal, mantendo o mesmo horário das 13h às 19h.

Consulta Pública aberta até 30 de maio

Além das audiências presenciais, segue aberta até o dia 30 de maio uma Consulta Pública sobre o Plano Pena Justa. A população pode apresentar sugestões através de formulário eletrônico disponível nos canais digitais do TJTO e da Seciju. O sumário executivo com as diretrizes do plano também está disponível para consulta.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO realiza reunião de abertura do projeto JUS em Ação nas comarcas de Wanderlândia e Itaguatins

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, nesta terça-feira (4/11), reuniões virtuais com as…

8 horas ago

Mutirão Fiscal de Porto Nacional segue até sexta-feira (7/11)

O Mutirão Fiscal de Porto Nacional teve início nesta segunda-feira (3/11) com a abertura oficial…

9 horas ago

TJTO abre inscrições para o 2º Prêmio Selo Verde com foco nas boas práticas sustentáveis

Estão abertas até o dia 14 de novembro as inscrições para a segunda edição do…

10 horas ago

Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio do TJTO apresentam novo fluxo de trabalho para melhor acolhimento às vítimas

As Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação do Tribunal de Justiça…

11 horas ago

Saúde de Palmas registra mais de mil casos de sífilis neste ano na Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Saúde de Palmas registra mais de mil casos de sífilis neste ano na Capital Prefeitura…

11 horas ago

Tocantins pauta 58 julgamentos de crimes contra a vida e supera em 41% mutirão do ano passado

O Poder Judiciário do Tocantins tem agendadas 58 sessões do Tribunal do Júri para novembro…

12 horas ago