Categories: Estado

Homenagens e compromisso com o diálogo marcam solenidade de abertura do XV Consepre


A cerimônia de abertura do XV Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) foi realizada na noite desta quarta-feira, 26 de março, na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em Florianópolis. O encontro colocou em destaque o diálogo e a busca do entendimento para tratar das questões mais caras ao exercício da jurisdição no país.

“Este evento é uma oportunidade de compartilharmos experiências e, juntos aos demais colegas presidentes, buscarmos soluções que contribuam para o desenvolvimento e aprimoramento do Poder Judiciário, visando sempre a entrega de uma justiça cada vez mais eficiente à sociedade”, afirmou a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal.

A solenidade conduzida pelo presidente do Consepre e do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, foi prestigiada por presidentes dos tribunais de justiça brasileiros e tribunais de justiça militares – que pela primeira vez participam do evento; além do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Antônio Herman de Vasconcellos e Benjamin, e do vice-presidente, ministro Luis Felipe Salomão.

“Este é um momento de grande importância para todos nós, que somos gestores. O ministro Herman Benjamin, presidente, e o vice-presidente, ministro Luis Felipe Salomão, estão aqui e abrem o Superior Tribunal de Justiça para o diálogo com os tribunais de justiça, convidam os tribunais de justiça a dialogar nessa construção. Aceitamos essa responsabilidade, queremos exercer esse diálogo com a responsabilidade que temos, mas de olho também na lógica constitucional construída do Poder Judiciário. Nós também teremos aqui neste encontro o desafio de tratar efetivamente das questões relacionadas ao exercício da jurisdição, às nossas autonomias. Fazer um diálogo sério, maduro, como é a lógica do Consepre, para o enfrentamento de todas as nossas dificuldades. Não nos furtamos ao debate”, pontuou o desembargador Francisco Oliveira Neto ao reafirmar o compromisso do Conselho de Presidentes com o diálogo para a busca de soluções e do entendimento – um trabalho feito sobretudo junto aos tribunais superiores.

A vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, representou o governador Jorginho Mello na solenidade e lembrou que, em tempos de desafios estruturais e sociais, o papel do Judiciário se torna ainda mais central para a manutenção do Estado de Direito.

“A transparência e a celeridade dos tribunais são fundamentais para a confiança pública e para a efetivação dos direitos dos cidadãos. A independência e a integridade do Judiciário são princípios que devem nortear nossa atuação em todos os níveis. Santa Catarina tem se dedicado à modernização contínua do sistema de justiça, priorizando inovação tecnológica e gestão eficiente. Contudo, sabemos que os desafios são complexos e exigem um trabalho conjunto, colaborativo e constante entre os tribunais”, assinalou.

Homenagem aos ex-presidentes

A abertura do XV Consepre também homenageou ex-presidentes de tribunais de justiça do país, que receberam medalhas como símbolo de reconhecimento e gratidão do Conselho. Do TJTO, foi homenageada a desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe. Também foram homenageados o desembargador Ricardo Rodrigues Cardoso, ex-presidente do TJ do Rio de Janeiro; a desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos, ex-presidente do TJ do Pará; o desembargador Carlos Alberto França, ex-presidente do TJ de Goiás; a desembargadora Clarice Claudino da Silva, ex-presidente do TJ do Mato Grosso; o desembargador Hilo de Almeida Sousa, ex-presidente do TJ do Piauí; o desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza, ex-presidente do TJ de Alagoas; a desembargadora Regina Célia Ferrari Longuini, ex-presidente do TJ do Acre; o desembargador Adão Joel Gomes de Carvalho, ex-presidente do TJ do Amapá.

O encontro segue até sexta-feira, 28 de março. Do Tocantins, acompanham a presidente o juiz Auxiliar Esmar Custódio Vêncio Filho e a chefe de gabinete Lívia Guimarães. 

Com informações do Consepre.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Senadora Dorinha prestigia Carnaval de Gurupi e celebra força da cultura popular • Senadora Professora Dorinha

A senadora Professora Dorinha Seabra (União) esteve em Gurupi neste sábado (14) para prestigiar o…

1 dia ago

Judiciário do Tocantins reforça que importunação sexual é crime

Em meio às festas, blocos e celebrações do Carnaval, o Tribunal de Justiça do Tocantins…

3 dias ago

Judiciário do Tocantins funciona em regime de plantão durante o Carnaval

Durante o período do Carnaval, o Poder Judiciário do Tocantins atuará em regime de plantão,…

3 dias ago

Ação inédita une os três Poderes do Brasil no enfrentamento ao feminicídio

Ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente, Geraldo Alchmin,…

3 dias ago

CGJUS abre calendário correicional de 2026 destacando diálogo, acessibilidade e fortalecimento do 1º grau

“A correição é um momento de diálogo, escuta e construção conjunta. A Corregedoria está à…

3 dias ago

Diretor Geral da Esmat é homenageado com medalhas da Esmam e da Emerj na abertura do LXII Copedem

Teve início na manhã desta quinta-feira (12/2), em São Luís (MA), a 62ª edição do…

3 dias ago