Índia superará China e será país mais populoso do mundo até o meio de 2023, aponta ONU


Projeções mostram que indianos vão ter quase três milhões que habitantes a mais do que atual líder do ranking; mudança pode alterar o panorama internacional

Arun SANKAR / AFP
ONU aponta que Índia vai ser o país mais populoso ainda em 2023

A Índia deve superar a China até o meio do ano de 2023 e se tornar o país mais populoso do mundo, apontam as últimas projeções da Organização das Nações Unidas (ONU), publicadas nesta quarta-feira, 19. Caso a previsão se concretize, os indianos devem ficar nesta posição por séculos. Segundo estimativas da ONU, a Índia terá 1,429 bilhão de habitantes até meados deste ano, quase três milhões de habitantes a mais que a China. Em 2022, o Escritório Nacional de Estatísticas chinês revelou que no final de 2022 anos houve uma queda populacional – a primeira registrada desde 1960-1961, quando a fome causou milhões de mortes devido a vários erros na economia política do “Grande Salto para Frente”. Enquanto a China publica anualmente esses números – em 2022 eram 1,412 bilhão de habitantes -, a Índia não realiza um censo populacional desde 2011. Na época, o país contava 1,21 bilhão de habitantes.

As certidões de nascimento não eram obrigatórias até 1969 na Índia, e o censo, feito a cada 10 anos, que deveria ter sido feito em 2021, porém, foi adiado por conta da pandemia da covid-19. Além disso, vários problemas logísticos afetaram a pesquisa. O trabalho detalhado vai em todas as portas e reúne informações sobre religião, língua materna e nível de alfabetização. O governo do primeiro-ministro nacionalista hindu, Narendra Modi, foi acusado pela oposição de adiar deliberadamente o censo para não ter que publicar dados sobre questões delicadas – como o desemprego – antes das eleições nacionais do próximo ano.

Em 1970 a Índia organizou suas próprias campanhas de esterilização e planejamento familiar, incluindo uma especialmente polêmica contra homens. Apesar dos riscos à saúde, a esterilização feminina é o método anticoncepcional mais popular na Índia. Mesmo com o método de prevenção, as taxas de fertilidade na Índia continuam superiores às do vizinho do norte, resultando em uma população muito mais jovem e, agora, maior: 650 milhões de indianos têm menos de 25 anos. Por outro lado, a China adotou medidas decisivas para frear o crescimento demográfico em 1980, impondo a polícia do filho único. Desde 2021, os chineses podem ter até três filhos.

O que muda com a Índia sendo mais populosa?

Nova Délhi e Pequim competem por influência na Ásia e no panorama internacional. O status de país “mais populoso do mundo” poderia reforçar a Índia como potência em ascensão, cortejada pelo Ocidente para conter a influência da China. Esse domínio demográfico poderia servir de argumento para Nova Délhi conquistar um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, almejado pela Índia há muito tempo. O país tem mais habitantes do que os quatro membros permanentes do Conselho de Segurança juntos – Estados Unidos, Rússia, França e Reino Unido – que compõem a organização junto com a China. Entretanto, responder às necessidades de uma população tão grande apresenta grandes desafios, especialmente no âmbito do meio-ambiental e da infraestrutura. Uma força de trabalho abundante e jovem traz, no entanto, vantagens econômicas. A Índia é a grande economia que mais cresce no mundo e já ultrapassou o Reino Unido como o quinto país mais rico em termos de Produto Interno Bruto (PIB).





FONTE

Tribuna do Tocantins

Share
Published by
Tribuna do Tocantins

Recent Posts

PEC que inclui polícias científicas entre órgãos de segurança passa por discussão — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição que inclui as polícias científicas entre os órgãos de…

3 horas ago

Leila deixa liderança da Bancada Feminina com apelo à continuidade das lutas — Senado Notícias

A senadora Leila Barros (PDT-DF) se despediu nesta terça-feira (8) da liderança da Bancada Feminina…

4 horas ago

Simone Tebet propõe revisão nas normas do BPC — Senado Notícias

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, sugeriu que a lei do Benefício de Prestação…

5 horas ago

órgão máximo do Poder Judiciário do Tocantins; saiba como atua e quais são as suas competências

É em um plenário amplo, com 248 assentos destinados ao público, localizado no segundo andar…

5 horas ago

Simone Tebet sugere revisão nas regras do Benefício de Prestação Continuada – Notícias

08/07/2025 - 19:39   Michel / Câmara dos Deputados Simone Tebet disse que o governo…

6 horas ago

Avança discussão da PEC que define educação como ‘vetor de progresso’ — Senado Notícias

A proposta que define a educação como "vetor de progresso do país" no texto da…

6 horas ago