Foto: Raiza Milhomem/Semus Palmas
O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), feito pelas equipes da Unidade de Controle de Vigilância de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) mostra que o índice de infestação predial do mosquito encontra-se em 2,4% em Palmas. Conforme a UVCZ, o percentual está alto e coloca a capital em estado de alerta, considerando que o baixo risco para a transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya fica abaixo de 1,0%.
Os dados do quarto e último LIRAa de 2022 foram levantados no mês de novembro. A pesquisa aponta que a maior parte dos criadouros (80%) está concentrada nos imóveis, em itens como lixo, vasilhames com água, pratos, pingadeiras, recipientes de degelo em geladeiras, pneus, dentre outros.
A Semus orienta aos moradores que vistoriem suas casas e quintais, lavando locais que circulam água com frequência. Além disso, é necessário que cubram os recipientes com terra ou os virem com a tampa para baixo para evitar acúmulo de água e, por consequência, a proliferação dos criadouros do mosquito. Objetos como pneus e entulho de construção devem ser encaminhados para descarte adequado.
A diretoria de Vigilância em Saúde da Semus e suas unidades, a exemplo da UVCZ, realiza ações educativas e de combate ao Aedes aegypti durante todo o ano. Para 2023, o setor finaliza um novo plano de contingência com órgãos parceiros.
Em conjunto com as ações realizadas pela Semus, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Palmas lançou uma nova campanha educativa para chamar a atenção da população quanto ao combate do mosquito. Este trabalho conjunto tem sido veiculado nas TVs, rádios, carros de som e redes sociais.
Pioneirismo ao volante. Ivonete Lima, 48 anos, mãe de três filhos, acaba de entrar para…
A Comissão de Agricultura (CRA) voltará a apreciar nesta quarta-feira (9), às 14h, o projeto…
O juiz Vandré Marques e Silva, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Taguatinga, condenou…
Prefeitura de Palmas abre edital de adesão para estágio curricular supervisionado obrigatório Prazo de inscrição…
Moradores da Arne 53, em Palmas, ganharão praça com estrutura para práticas esportivas e recreativas…
Prefeitura de Palmas alerta sobre ameaças à fauna no período de maior incidência de queimadas…