A equipe do Centro de Inovação do Tribunal de Justiça do Tocantins (Inovassol) promoveu, nessa terça-feira (7/10), uma oficina sobre Linguagem Simples para magistrados(as) e servidores(as) do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10). O encontro foi realizado no auditório do Fórum Trabalhista de Palmas e teve como foco estimular uma comunicação mais clara, acessível e eficiente no âmbito do Judiciário.
Durante a oficina, o coordenador do Inovassol, André Vinícius, e os laboratoristas Lucas Ferreira e Ana Berenice destacaram a importância de aplicar os princípios da Linguagem Simples tanto na produção de documentos oficiais quanto na comunicação oral com o cidadão.
“O Inovassol tem, entre suas principais missões, o fortalecimento de parcerias interinstitucionais que estimulem a inovação e a aproximação do Judiciário com o cidadão. A Linguagem Simples é uma dessas ferramentas estratégicas, pois traduz o compromisso do Tribunal com uma Justiça mais acessível e compreensível para todos”, afirmou André Vinícius.
Na atividade prática, os participantes tiveram a oportunidade de traduzir diferentes tipos de mandados judiciais para Linguagem Simples, exercitando técnicas que tornam os textos jurídicos mais objetivos e de fácil entendimento.
O diretor de secretaria de vara do TRT, Daniel de Abreu Noleto, avaliou positivamente a iniciativa e ressaltou a importância de consolidar essa prática dentro da instituição. “A oficina foi muito enriquecedora. A partir de agora, nossa meta é aplicar o que aprendemos para garantir que cada ato de comunicação do Judiciário cumpra seu propósito essencial: ser claro, direto e acessível ao cidadão”, destacou.
Inovação e acesso à Justiça
O coordenador do Inovassol, Esmar Custódio Vêncio Filho, que também é juiz auxiliar da Presidência do TJTO, destacou que “o encontro teve como principal objetivo promover uma comunicação mais clara, acessível e eficiente no Judiciário. A Linguagem Simples é uma ferramenta estratégica que demonstra o compromisso do Tribunal com uma Justiça mais acessível e compreensível para todos.”
O magistrado concluiu que essa parceria entre os tribunais reforça o compromisso do Poder Judiciário tocantinense com a inovação, a transparência e, principalmente, com o acesso à Justiça. “O Inovassol continua a desenvolver ações que unem tecnologia, empatia e clareza para aproximar o Judiciário da sociedade”, ressaltou.