Categories: Negócios

Inscrições do Prêmio Educador Transformador se encerram em 5 de fevereiro | ASN Tocantins


Professores interessados em participar da 2ª Edição do Prêmio Educador Transformador têm até 5 de fevereiro para se inscrever. A premiação é correalizada pelo Sebrae, pela Bett Brasil e pelo Instituto Significare. O objetivo é identificar, valorizar e divulgar projetos educacionais inovadores e transformadores, implementados por professores de todo o Brasil, focados na educação empreendedora.

Serão aceitos projetos realizados por professores entre os anos 2021 e 2023, vinculados a instituições de ensino. Esses projetos podem ter formatos diversos, como atividades, estudos, jogos, metodologias, cursos, tecnologias, desafios, apresentações, competições, serviços ou produtos.

O professor candidato poderá inscrever um ou mais projetos nas sete categorias do prêmio: Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano); Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano); Ensino Médio; Educação Profissional; Educação Superior; e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Inscreva-se aqui.

Na edição anterior, cerca de 2.9 mil projetos foram inscritos. Desta vez, a disputa prevê a realização de etapas estaduais, regionais e nacional. O anúncio dos vencedores na etapa final está previsto para o fim de abril, durante a 29ª edição do Congresso Internacional Bett Brasil, que acontecerá em São Paulo/SP. Os três primeiros colocados em cada uma das sete categorias receberão certificado de participação. O primeiro colocado receberá troféu, pacote de participação em missão nacional para um evento de educação e um notebook.

A gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Nacional, Edleide Alves, destaca a relevância de realizar premiações que estimulem ainda mais os educadores em sala de aula. “É um reconhecimento a esses atores indispensáveis à qualidade da escola, o berço de futuro. Por meio do desenvolvimento de um projeto educacional, da prática em sala de aula, com a mobilização de saberes, habilidades e comportamentos, é possível gerar pequenas conquistas que transformam a realidade daquela escola, da comunidade e do país”, ressalta.

Experiência

O professor universitário Antônio Carlos Mariz Júnior, de Brasília (DF), foi um dos vencedores da primeira edição do prêmio. Isto porque durante a pandemia, ele implementou o projeto Educast IESB, um Podcast Educacional no qual a produção – que inclui a roteirização, gravação e finalização — ficava toda sob responsabilidade dos alunos. A experiência foi um sucesso porque, além de promover inclusão digital, possibilitou um empoderamento feminino, já que as mulheres são maioria no curso.

“É um podcast que envolve a comunidade escolar e que certamente vai atingir onde essas profissionais irão atuar. Elas começaram a entender que a tecnologia pode ajudar no processo de ensino. Além disso, sentem-se mais capacitadas porque dominam outras ferramentas”, conta o docente, que ganhou uma missão técnica nacional e uma bolsa integral no curso MBA em Educação Empreendedora do Sebrae 5.0 (360 horas).

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA SEBRAE

Criado em 2013 pelo Sebrae, o Programa de Educação Empreendedora do Sebrae. Hoje chamado de Programa Educação Que Transforma, já alcançou 97% dos municípios brasileiros, com 13,5 milhões de atendimentos a alunos e mais de 1 milhão de professores assistidos, com ações que oferecem formação e capacitação, com ferramentas e metodologias pedagógicas específicas. Depois da aprovação da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Empreendedora ganhou força na educação formal brasileira, uma vez que o desenvolvimento de competências empreendedoras está alinhado às novas diretrizes da Educação no país, sendo conteúdo transversal no documento.



Fonte

Tribuna do Tocantins

Share
Published by
Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Manifestos em defesa das terras indígenas marcam o Dia da Amazônia na Câmara – Notícias

05/09/2025 - 09:44   Bruno Spada / Câmara dos Deputados Sessão solene foi realizada em…

6 minutos ago

Festival Gastronômico de Taquaruçu destaca ingredientes regionais no palco do Cozinha Show e nos pratos apresentados | Prefeitura Municipal de Palmas

Festival Gastronômico de Taquaruçu destaca ingredientes regionais no palco do Cozinha Show e nos pratos…

7 minutos ago

Abertura do Festival Gastronômico de Taquaruçu vira ‘sarau’ comandado por Zeca Baleiro | Prefeitura Municipal de Palmas

Abertura do Festival Gastronômico de Taquaruçu vira ‘sarau’ comandado por Zeca Baleiro Cantor e compositor…

35 minutos ago

Fafá de Belém sobe no palco principal do 19º FGT para apresentação nesta sexta, 5 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fafá de Belém sobe no palco principal do 19º FGT para apresentação nesta sexta, 5…

2 horas ago

Tribunal de Justiça declara inconstitucional lei que obriga a publicação do nome do deputado autor em leis estaduais

Por unanimidade, o Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins declarou a inconstitucionalidade material…

16 horas ago

Pesquisa financiada pelo Minc aponta índices positivos de acesso à cultura pelos palmenses | Prefeitura Municipal de Palmas

Pesquisa financiada pelo Minc aponta índices positivos de acesso à cultura pelos palmenses Avaliação da…

16 horas ago