A Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), abre nesta terça-feira, 8, as inscrições para o 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT). São ofertadas 50 vagas e a premiação total chega a R$ 150 mil. O prazo de inscrição segue até o dia 16 de julho de 2025. Não será cobrada taxa de inscrição e cada inscrito poderá concorrer com uma única receita.
Os interessados devem procurar um dos locais autorizados: o Centro de Atendimento ao Turista (Catur), localizado na Praça Vereador Tarcísio Machado da Fonseca, em Taquaruçu, ou o Centro de Convenções Arnaud Rodrigues (sede da Agtur), na Avenida NS-10. O horário de atendimento será das 13h às 17h.
Nesta edição, a participação no Circuito Gastronômico é exclusiva para pessoas físicas residentes em Palmas. A categoria compreende comidinhas salgadas, pratos salgados, pratos doces, trailer/food truck e alimentação funcional. Há ainda, de caráter não competitivo, drinks regionais. Já a categoria Rota Gastronômica é voltada exclusivamente a pessoas jurídicas com estabelecimento físico nos distritos de Taquaruçu ou Taquaruçu Grande, que poderão se inscrever para concorrer com pratos salgados ou comidinhas doces e salgadas.
Sabor regional
As receitas inscritas deverão conter obrigatoriamente pelo menos um ingrediente regional na composição principal do prato — não sendo aceito o uso do ingrediente apenas no molho. Entre os exemplos citados no edital estão abóbora, pequi, jabuticaba, carne de sol, peixes da região (como tucunaré e tambaqui), buriti, caju, jambu, mandioca, fava, tapioca, entre outros produtos típicos do Cerrado e da culinária tocantinense.
Receitas que participaram de edições anteriores estão vetadas, sendo obrigatória a apresentação de pratos inéditos com novos nomes e composições.
Etapas
A homologação das inscrições será publicada no Diário Oficial do Município no dia 21 de julho. Os selecionados deverão participar obrigatoriamente do IV Workshop de Ficha Técnica e Harmonização de Pratos, que acontecerá no dia 30 de julho, das 14h às 18h, em local a ser divulgado. A ausência no workshop acarretará em desclassificação.
A fase de degustação técnica dos pratos ocorrerá entre os dias 4 e 8 de agosto, com resultado final da fase de avaliação previsto para ser publicado no dia 25 de agosto, após período para envio e análise de recursos. O FGT 2025 acontece de 4 a 7 de setembro, no Distrito de Taquaruçu.
Documentação obrigatória
No ato da inscrição, os candidatos devem entregar:
• Ficha de inscrição e ficha técnica do prato concorrente (clique aqui para baixar);
• Cópias dos documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência);
• Certidões negativas (municipal, estadual, federal, trabalhista);
• Declarações formais sobre ausência de vínculos com a administração pública e membros das comissões organizadora e julgadora;
• Termo de compromisso quanto à produção dos alimentos durante o festival;
• Autorização de uso de imagem, conforme anexos do edital.
No caso de pessoas jurídicas, serão exigidos ainda documentos da empresa, como contrato social, certidão de regularidade junto aos órgãos fiscalizadores e vínculo formal do inscrito com a empresa participante. Não serão aceitas inscrições com pendências documentais.
O edital completo com todas as regras, modelos de ficha e anexos está disponível no Diário Oficial do Município, do dia 4 de julho, no site da Prefeitura de Palmas.
Texto: Josiane Mendes
Edição: Juliana Matos
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