O senador Irajá (PSD-TO), em pronunciamento no Plenário na terça-feira (10), criticou a proposta do governo do Tocantins de vender a participação de 23% nas ações da Energisa, empresa responsável pela distribuição de energia no estado. Ele declarou que a operação envolve um ativo público que gera lucros. Também disse a decisão levanta suspeitas por ocorrer a pouco mais de um ano das eleições de 2026, sem um plano claro de destinação dos recursos.
— Se 23% de participação das ações do estado de Tocantins geram aos cofres públicos, ao tesouro estadual, dividendos de R$ 70 milhões, de lucro, por que vender essas ações? Se essa iniciativa acontecesse um ano atrás, dois anos atrás, e o governo estadual apresentasse um grande programa de investimentos ao estado, um programa habitacional para construir, com R$ 500 milhões, mais de mil casas populares, se esse dinheiro fosse para investir na saúde pública, nas ações sociais do estado, certamente teria da minha parte, de toda a bancada federal, o apoio. Agora… Faltando um ano e pouco para as eleições, é muito suspeito.
Irajá também apresentou um balanço das ações do seu mandato em 2025. Ele destacou o programa Saúde Já, iniciado em Araguaína, que, segundo ele, já atendeu mais de seis mil pessoas com consultas, exames e cirurgias eletivas. O senador informou ainda a inauguração de unidades de saúde em Paraíso do Tocantins, Formoso do Araguaia e Araguatins. Além disso, anunciou a expansão do programa para Porto Nacional e a região do Bico do Papagaio.
— Tudo isso só é possível porque temos trabalhado em parceria com os prefeitos, vereadores, secretários e também com os nossos competentes profissionais da saúde. É o trabalho em conjunto que gera os resultados e o bem-estar ao próximo.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Guarda Ambiental de Palmas resgata Tamanduá Bandeira em condomínio rural Animal estava acuado por cães…
Prefeitura de Palmas disponibiliza telhas na ação emergencial para atender famílias atingidas por vendaval no…
Primeira-dama de Palmas instala gabinete de crise para ações imediatas em resposta ao vendaval que…
Prefeito Eduardo Siqueira Campos decreta situação de emergência e regulamenta apoio às famílias do Jardim…
Prefeitura de Palmas recupera 15 avenidas em uma semana na Operação Tapa-Buracos As frentes de…
Prefeitura orienta servidores a verificarem validação do Censo Cadastral até 15 de janeiro Mais de…