Categories: Estado

Judiciário do Tocantins institui nova comissão para prevenir e enfrentar assédio, discriminação e intolerância religiosa


O Poder Judiciário do Tocantins publicou, no Diário da Justiça desta segunda-feira (1º/12), a Resolução nº 38, que institui a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual e da Discriminação, da Promoção à Liberdade Religiosa e Combate à Intolerância (CASSEDIO-TJTO).

A iniciativa amplia o escopo de proteção a magistrados(as), servidores(as), estagiários(as), colaboradores(as) e demais públicos do ecossistema judicial e alinha o TJTO às diretrizes traçadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A criação da CASSEDIO-TJTO foi deliberada pelo Tribunal Pleno na 20ª Sessão Administrativa, realizada na última quinta-feira (27/11). A medida considera as políticas nacionais previstas nas Resoluções CNJ nº 351/2020 e nº 440/2022, que orientam os tribunais brasileiros na prevenção de práticas abusivas e na promoção da liberdade religiosa.

 

Plural e representativa

A nova comissão terá composição ampliada e diversa. Estão garantidas representatividade de magistrados(as), servidores(as), estagiários(as), colaboradores terceirizados e membros de grupos vulnerabilizados.

A estrutura inclui: desembargador(a) presidente eleito(a) pelo Tribunal Pleno; diretoria do Foro de Palmas; magistrados(as) indicados pela Corregedoria e pela Associação dos Magistrados do Tocantins(Asmeto); Diretoria de Gestão de Pessoas; representantes indicados pela Presidência, pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, pelos sindicados dos Servidores da Justiça (SINSJUSTO) e dos Oficiais de Justiça (SINDOJUS/TO), e pela Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça (ASTJ); um(a) colaborador(a) terceirizado(a) e um(a) estagiário(a), ambos eleitos por seus pares; bem como representantes das políticas institucionais de equidade de gênero, raça, sustentabilidade e responsabilidade social.

A resolução determina que a composição respeite a diversidade de gênero e permite a participação de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e OAB como convidados, quando pertinente.

 

Prevenção, diagnóstico e atuação estratégica

Entre as atribuições da CASSEDIO-TJTO, estão: monitorar e fiscalizar a implementação das políticas de prevenção ao assédio, à discriminação e à intolerância religiosa; contribuir para diagnósticos institucionais que ajudem a compreender riscos e vulnerabilidades; propor medidas preventivas e de enfrentamento; solicitar relatórios e estudos técnicos; representar formalmente situações de retaliação contra quem busca ajuda; e recomendar providências administrativas, protetivas e organizacionais;

As deliberações da Comissão serão registradas em ata e deverão observar os princípios estabelecidos pelo CNJ.

 

Dignidade e proteção

A Resolução nº 38 também apresenta definições claras e atualizadas sobre assédio moral, assédio sexual, discriminação, liberdade religiosa, tolerância e cultura, reforçando que essas práticas configuram formas de violência psicológica com impactos profundos na saúde, na dignidade e na vida profissional.

Com a nova resolução, ficam revogadas portarias anteriores que tratavam da temática, garantindo alinhamento normativo e atuação integrada. A CASSEDIO-TJTO atuará como instância estratégica, preventiva e orientadora. Até a designação oficial dos novos membros, permanecem válidas as composições atuais, acrescidas da Diretoria do Foro de Palmas.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas encerra 1ª etapa do projeto Ponto de Partida com bazar no Capim Dourado Shopping | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas encerra 1ª etapa do projeto Ponto de Partida com bazar no Capim…

22 minutos ago

Casa do Empreendedor promove capacitação gratuita a empreendedores nesta terça, 2 | Prefeitura Municipal de Palmas

Casa do Empreendedor promove capacitação gratuita a empreendedores nesta terça, 2 Oficina ainda recebe inscrições…

52 minutos ago

homem é condenado a 12 anos de prisão por homicídio em Santa Tereza

O Tribunal do Júri da Comarca de Novo Acordo condenou o réu Adão Marques de…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas reforça proteção contra Influenza com 762 doses aplicadas no Dia D | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas reforça proteção contra Influenza com 762 doses aplicadas no Dia D Mobilização…

1 hora ago

Palmas inicia Dezembro Vermelho com ação preventiva e distribuição de autotestes de HIV | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas inicia Dezembro Vermelho com ação preventiva e distribuição de autotestes de HIV Atividades de…

2 horas ago

Sebrae Tocantins leva artesãos para Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte | ASN Tocantins

Cinco artesãos do Estado embarcam nesta terça-feira, 02, rumo à Feira Nacional de Artesanato, em…

2 horas ago