Categories: Estado

Judiciário leva cidadania a pessoas em situação de vulnerabilidade


Teve início, na manhã desta segunda-feira (8/5), a Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se. Em Palmas, o atendimento começou pelos cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da 407 Norte. Mutirão segue até sexta-feira (12/5) com a emissão de segunda via de certidão de nascimento, casamento ou óbito para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Dona Maria Isa Batista Aires foi a primeira a ser atendida.  Chegou mais de uma hora antes do CRAS abrir para garantir a segunda via da certidão de nascimento. Natural de Lizarda, ela mora na região norte de Palmas atualmente e aproveitou o mutirão perto de casa para ter acesso gratuito ao documento. “Estou precisando da certidão para um processo de inventário e essa foi a oportunidade de conseguir a segunda via sem custos, o que facilita muito pra gente”, afirmou. 

Ao longo da semana o atendimento será realizado em 11 pontos estratégicos espalhados pela cidade. Nos cartórios de Registro Civil, o expediente é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. Já nos CRAS e CREAS, o atendimento segue uma escala para atender todas as regiões da cidade. Confira aqui os horários e locais:

A Semana Nacional do Registro Civil é uma mobilização da Corregedoria-Geral da Justiça e conta com a parceria das corregedorias estaduais. Ação é realizada de 8 a 12 de maio em todas as capitais do país. “Esta é uma iniciativa que visa levar cidadania a quem precisa, por meio do fornecimento gratuito da segunda via da certidão de nascimento ou casamento. Esses documentos são essenciais para que essas pessoas tenham acesso a programas sociais e outros documentos, como RG e carteira de trabalho”, ressalta o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins, Esmar Custódio Vêncio Filho.

Em Palmas, o mutirão tem o apoio da prefeitura da Capital, Associação de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), Ministério Público do Estado, Defensoria Pública Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Tocantins, Instituto de Identificação e Papiloscopia Forense e Conselho Municipal das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Palmas. 

Abertura oficial
Nesta terça-feira (09/05), a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, fará a abertura oficial da Semana na capital. Evento será realizado no CRAS Krahô (1304 Sul), às 14 horas.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO fecha 2025 com recordes conquistados em ações com foco na sustentabilidade

Com sustentabilidade, responsabilidade social e eficiência ambiental incorporadas à rotina institucional, o Tribunal de Justiça…

9 horas ago

Nota de Pesar pelo falecimento de Everaldo José Silva Dourado, pai do servidor Renato Silveira Dourado

O Tribunal de Justiça do Tocantins manifesta o seu pesar pelo falecimento do senhor Everaldo…

10 horas ago

Prefeito de Palmas projeta obras de mobilidade e melhorias nos serviços públicos para 2026 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeito de Palmas projeta obras de mobilidade e melhorias nos serviços públicos para 2026 Entrevista…

11 horas ago

Nota de Pesar pelo falecimento de Patrícia Moreira Ribeiro, irmã do servidor Rondinelli Ribeiro

O Tribunal de Justiça do Tocantins manifesta o seu pesar pelo falecimento de Patrícia Moreira…

11 horas ago

Nota de Pesar pelo falecimento de Agenor Ribeiro Lopes, pai do servidor Agenor Filho

O Tribunal de Justiça do Tocantins manifesta o seu pesar pelo falecimento do senhor Agenor…

12 horas ago

Prefeitura de Palmas antecipa salário de dezembro para esta quarta-feira, 24 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas antecipa salário de dezembro para esta quarta-feira, 24 Pagamento beneficia mais de…

18 horas ago