O Poder Judiciário do Tocantins reforça o time de instituições e de cidadãos e cidadãs que aderiram à “Campanha Agosto Azul e Vermelho”, promovida pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), e, durante todo o mês de agosto, vai divulgar a ação nos canais de comunicação institucionais.
A campanha acontece em agosto, mês em que são comemorados o Dia do Cirurgião Vascular (15/8) e também o Dia V – Dia Nacional da Consciência Vascular-, e tem como objetivo conscientizar a população sobre a relevância da saúde vascular, ou seja, aspectos relacionados à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças venosas, arteriais e linfáticas.
Segundo a SBACV, doenças vasculares, como Trombose Venosa Profunda (TVP), Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP), Linfedema, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Doença Carotídea, Pé Diabético, Aneurisma de Aorta Abdominal (AAA) e Varizes, quando não monitoradas, podem evoluir e levar ao afastamento definitivo do trabalho, perda de membro ou à morte.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2019, apontam que, anualmente, no ocidente, existem dez milhões de casos de Tromboembolismo Venoso (TEV) com uma morte a cada 37 segundos. No Brasil, os dados são subestimados em 120 mil TEVs ao ano.
Para evitar essas doenças, a SBACV recomenda uma vida saudável, sem sedentarismo, com uma boa alimentação, atividade física regular, fortalecimento da panturrilha, além de usar meias elásticas e manter um peso equilibrado. Qualquer sinal de alerta, é importante passar por avaliação de um especialista vascular.