Categories: Estado

Judiciário tocantinense conhece boas práticas dos mutirões PopRuaJud durante 2ª reunião da Rede


As experiências dos Mutirões PopRuaJud em diferentes regiões do país nortearam a 2ª reunião da Rede PopRuaJud realizada no fim da tarde desta quinta-feira ( 23/5), de forma remota. Do Poder Judiciário do Tocantins (PJTO), participaram a coordenadora de Gestão Estratégica, Estatística e Projeto (Coges), Luciane das Graças Dantas, e a servidora Agnes Souza da Rosa.

Luciana Yuki, juíza do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, abriu a reunião dizendo que os encontros com a Rede são uma rica troca e a proposta é apresentar as experiências dos mutirões, que já estão sendo realizados, e que eles possam servir de exemplo para serem implantados em outras regiões.

A juíza federal Marisa Claúdia Gonçalves Cucio foi quem explicou com o TRF3 desenvolveu os mutirões em São Paulo, cidades do interior e em Campo Grande (MS). Ela disse que já foram realizadas 13 edições, sendo quatro em São Paulo, e que, inclusive, a iniciativa ganhou o Prêmio Innovare. A magistrada ressaltou ainda que as ações têm estrutura de cidadania e núcleo de justiça.

Para facilitar o trabalho, a juíza criou um guia de organização do mutirão, com informações sobre montagem, tratativas, o que ajuda na execução nas cidades do interior. Ela apontou ainda que o envolvimento da cúpula do tribunal foi extremamente importante para o sucesso da iniciativa.

A juíza Juliana Paixão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, trouxe a experiência do mutirão realizado em Cuiabá (MT), no final de 2023. A ação foi em parceria com a Defensoria Pública, o Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT), mas antes foi feito um seminário para dar visibilidade à Resolução CNJ n. 425/2021, que instituiu a Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades.

A magistrada enfatizou que o grande sucesso do seminário foi porque contou com a presença de pessoas em situação de rua, que tiveram participaram das mesas de discussão.

Luciana Yuki, juíza do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, e o juiz Márcio Barbosa Maia, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, apresentaram os trabalhos desenvolvidos no Distrito Federal. A magistrada destacou que a ideia é trabalhar em rede e em sinergia, o que possibilita resultados expressivos. Além disso, a ação tem como foco as pessoas e suas histórias.

PopRuaJud
Diante do desafio de abrir as portas da Justiça aos mais vulneráveis, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instituiu, por meio da Resolução CNJ n. 425/2021, a Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades (PopRuaJud).

O objetivo dessa ação é oferecer à população em situação de rua atendimento prioritário e sem burocracia nos Tribunais brasileiros, possibilitando o acesso à Justiça de modo célere, simplificado e efetivo.

Já o Comitê Nacional PopRuaJud foi  instituído por meio da Portaria nº 331, de 16 de novembro de 2023, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Saiba mais sobre o PopRuaJud

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Volume de chuva registrado em Palmas atinge 67mm na noite desta quinta-feira,18 | Prefeitura Municipal de Palmas

Volume de chuva registrado em Palmas atinge 67mm na noite desta quinta-feira,18 Quantidade representa aproximadamente…

13 minutos ago

Com relatoria de Dorinha, Senado aprova política nacional para enfrentar apagão de professores na educação básica • Senadora Professora Dorinha

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (17) o Projeto de Lei 3.824/2023, que cria a…

22 minutos ago

Nova regulamentação do SIMPalmas amplia critérios e reforça transparência no processo de matrículas da rede municipal | Prefeitura Municipal de Palmas

Nova regulamentação do SIMPalmas amplia critérios e reforça transparência no processo de matrículas da rede…

42 minutos ago

Em Palmas, ETI Sueli Reche realiza colação de grau para alunos do 9º ano | Prefeitura Municipal de Palmas

Em Palmas, ETI Sueli Reche realiza colação de grau para alunos do 9º ano Solenidade…

2 horas ago

Quem são os(as) novos(as) desembargadores(as) do Tribunal de Justiça do Tocantins

Experientes, com sólidas formações, conhecedores da realidade tocantinense, firmes nas decisões, e com olhares sensíveis.…

12 horas ago

Tribunal de Justiça empossa oito novos desembargadores; corte passa a ter 19 membros

O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) elegeu e deu posse a…

13 horas ago