Categories: Estado

Juízes do TJMA visitam o NAPsi para conhecer o trabalho de saúde mental realizado pelo Judiciário do Tocantins


Com o intuito de conhecer o trabalho de saúde mental realizado pelo Poder Judiciário do Tocantins (PJTO), o Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial (NAPsi) do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) recebeu na última semana, a visita dos magistrados do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Douglas Lima da Guia e Ticiany Gedeon Maciel Palácio.

Na ocasião, os magistrados percorreram as dependências físicas do Núcleo e conheceram a proposta terapêutica e psicoterapêutica ofertada aos magistrados (as) e servidores (as) do judiciário tocantinense, que atua com vistas à preservação e promoção da saúde psicoemocional da força de trabalho.

Inaugurado no dia 20 de novembro de 2020, em meio à pandemia, o NAPsi foi inspirado no modelo já consolidado no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) e tem, dentre os seus fundamentos basilares, a procura espontânea, o sigilo absoluto, a privacidade e a universalidade, funcionando em ambiente distinto e separado das atividades laborais.

“Conhecer o trabalho dos profissionais que compõem o NAPsi do TJTO permitiu ver em concreto a ideia que já possuía sobre a necessidade dos TJs de investirem no cuidado da saúde mental de nossos magistrados e servidores. O Núcleo, implantado pouco antes da pandemia, nunca parou desde esse período, demonstrando que a mesa diretora do TJTO, com sua visão administrativa e humana, esteve preparado para esse momento tão difícil da humanidade. Saí encantada com tudo que vi e desafiada a encaminhar a ideia de implantação de um NAPsi no TJMA. Que essa boa prática seja divulgada e que a compreensão que saúde inclui o aspecto físico e mental do ser humano seja cada vez mais uma realidade comum no serviço público e privado. Parabéns à Presidente do TJTO e todos os demais envolvidos”, disse a juíza Ticiany.

Durante a visita, a psicóloga do Núcleo, Bárbara Khristine, reforçou a importância deste serviço no âmbito do Judiciário, considerando o cenário atual de pós-pandemia e os dados estatísticos de adoecimentos registrados nos últimos anos. Também psicólogo do NAPsi, Sérgio Baggio, frisou que o espaço do Núcleo é destinado a todos os magistrados e servidores do Estado, onde as intervenções ocorrem nas modalidades presenciais e telepresenciais. 

Na oportunidade, os magistrados tiraram dúvidas e se inteiraram do funcionamento e das práticas/atividades realizadas no Núcleo.

NAPsi

Criado pela Resolução Nº 27 e a Instrução Normativa Nº 4, de 15 de setembro de 2022 que regulamenta as atribuições de cada área profissional e as rotinas de trabalho desenvolvidas na unidade, o NAPsi é composto por profissionais capacitados tecnicamente para atuar no âmbito da saúde mental e tem na sua equipe servidores da área administrativa e profissionais especializados das áreas de psicologia, serviço social e psiquiatria.

A proposta do Núcleo tem como premissa o acolhimento e a valorização do usuário em espaço terapêutico humanizado, assegurando a privacidade dos servidores e magistrados e das informações e diagnósticos.

Presenças

Acompanharam os magistrados do TJMA, Douglas Lima da Guia e Ticiany Gedeon Maciel Palácio; os psicólogos do NAPsi, Bárbara Khristine Alvares de Moura Carvalho Camargo; Sérgio Baggio; Tássio de Oliveira Soares; Ana Beatriz Dupré Silva e Janaína Rodrigues Araújo que apresentaram toda justificativa para sua criação e atividade desempenhadas pela equipe multidisciplinar e administrativa, compostas por Ludiele Peer e Luana Paniago também presentes na ocasião.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 31/10 a 7/11

Portaria Nº 3586/2025 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 23 de outubro de 2025 Dispõe sobre a…

5 horas ago

TJTO abre seleção para vaga de desembargador pelo critério de antiguidade

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) abriu o processo de seleção para o preenchimento…

6 horas ago

Histórias de superação inspiram mais de 140 servidoras durante roda de conversa sobre saúde feminina no 2º Chá com Mulheres do TJTO

“Coleciono milagres, mas, se pudesse escolher, gostaria de não colecioná-los”, disse a paciente oncológica, Liliane…

7 horas ago

Prefeitura de Palmas realiza aulas de campo com alunos do Sesc no Aureny III | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza aulas de campo com alunos do Sesc no Aureny III Visitas…

8 horas ago

Estado é condenado a reembolsar família de paciente falecido durante a pandemia de Covid-19 por despesas de UTI particular

O juiz Nassib Cleto Mamud, da 1ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Gurupi,…

8 horas ago

Programa de conversão de multas ambientais da Prefeitura de Palmas permite transformar valores em ações concretas de cuidado com a natureza | Prefeitura Municipal de Palmas

Programa de conversão de multas ambientais da Prefeitura de Palmas permite transformar valores em ações…

9 horas ago