Categories: Estado

Juízes tocantinenses participam de fórum sobre violência doméstica e familiar em Curitiba (PR)


Cinco juízes do Poder Judiciário do Tocantins participaram do III Fórum sobre Violência Doméstica (Fovid), que teve início na última quarta-feira (19/6), no Palácio da Justiça, em Curitiba (PR). Com uma programação rica e diversificada, o evento abordou as múltiplas dimensões da violência contra a mulher, aprofundando o conhecimento e disseminando informações cruciais sobre um tema que ainda persiste como um grande desafio social e jurídico.

Participaram do evento os juízes Antiógenes Ferreira de Souza, da Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Palmas; Jossanner Nery Nogueira Luna, da Vara Especializada no Combate à Violência Contra a Mulher e Crimes Dolosos Contra a Vida de Gurupi; Umbelina Lopes Pereira Rodrigues, da 2ª Vara Criminal de Porto Nacional; Marcelo Eliseu Rostirolla, da Comarca de Colméia; e Renata do Nascimento e Silva, da Comarca de Paraíso.

Do Tocantins, ainda estavam presentes as servidoras da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), Viviane de Sousa Gomes e Mayana Araújo Cunha Tomain; e os assessores jurídicos das varas especializadas de Araguaína, Gurupi e Palmas, respectivamente, Lourena Aline da Conceição Borges, Ricardo Lustosa Dourado e Elias Pereira de Sousa.

A palestra magna do evento foi realizada pelo desembargador José Henrique Torres (TJSP), intitulada “As Diversas Facetas da Violência Contra a Mulher”, destacando as múltiplas formas de violência que afetam as mulheres, evidenciando a complexidade do problema e a necessidade de uma abordagem para seu enfrentamento.

 

Painéis

Um dos pontos altos da programação foi o painel sobre o “Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero na Violência Doméstica: Avanços e Desafios”, apresentado pela advogada Alice Bianchini (OAB/SP).

Durante a programação oficial, que foi concluída nesta quinta (20/6), também foram discutidos os temas como: os desafios das mulheres no acesso à justiça, a reparação do dano e o fortalecimento da rede de proteção, o direito à reparação, o sistema de justiça e a rede de proteção às vítimas, e políticas públicas judiciárias frente à pluralidade de mulheres e vulnerabilidades.

De acordo com o juiz da Vara Especializada no Combate à Violência Contra a Mulher e Crimes Dolosos a Vida de Gurupi, Jossanner Nery, o fórum foi um momento de reflexão para os juízes e assessores. “O fórum de violência doméstica do tribunal de justiça do Paraná, nesse ano de 2024 teve como tema as diversas facetas da violência doméstica, permitindo aos juízes e assessores das varas de violência doméstica do Tocantins refletir, nos dois dias de evento, as formas e razões da violência de gênero de forma a coibir e prevenir a violência doméstica no nosso Estado.”

Para a juíza da 2ª Vara Criminal de Porto Nacional, Umbelina Lopes Pereira Rodrigues, esse momento foi uma oportunidade para conhecer projetos que atuam no combate à violência contra mulher. “Uma importante oportunidade de conhecer excelentes projetos que estão sendo desenvolvidos no âmbito do combate à violência doméstica e contra mulher”, destacou a magistrada.

“O Fórum Paranaense de Violência Doméstica e Familiar contra a Violência Doméstica desempenha um papel essencial ao manter os magistrados e servidores atualizados, promovendo a comunicação e a troca de experiências e boas práticas fundamentais para a aplicação eficaz das normas de proteção e o combate à violência doméstica”, opinou o juiz de Colméia, Marcelo Rostirolla.

Segundo o juiz da Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Palmas, Antiógenes Ferreira, participar do evento foi de muita importância para o aprimoramento necessário. “Esta participação é muito importante para o aprimoramento necessário e constante, notadamente no que diz respeito ao tema envolvente das pluralidades, decorrendo as diversas facetas no enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher.”

As gravações sobre o Fórum estão disponíveis no canal do YouTube do TJPR.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Juiz estadual ressalta foco na cooperação institucional para aproximar serviços da população durante abertura do “Justiça Cidadã no Cerrado” em Mateiros

Durante a abertura oficial da ação "Justiça Cidadã no Cerrado", na manhã desta segunda-feira (20/10),…

26 minutos ago

Justiça leva acolhimento e diálogo sobre violência doméstica a mulheres do Jalapão

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) e a…

1 hora ago

Judiciário avança com novas ações do Plano Pena Justa; Tocantins está entre os estados participantes

O Supremo Tribunal Federal (STF) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançaram, nesta segunda-feira…

2 horas ago

Procon Palmas divulga pesquisa com variação de preços de medicamentos nas farmácias da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Procon Palmas divulga pesquisa com variação de preços de medicamentos nas farmácias da Capital Levantamento…

3 horas ago

Obra da nova praça da Arne 53 avança com construção da pista de caminhada | Prefeitura Municipal de Palmas

Obra da nova praça da Arne 53 avança com construção da pista de caminhada Espaço…

3 horas ago

Juiz do TJTO participa de congresso internacional de direitos humanos em Portugal

O juiz Océlio Nobre, da Comarca de Guaraí, participou, na última quinta-feira (16/10), do X…

3 horas ago