Categories: Estado

júri de dupla acusada de matar indígena a pedradas enquanto dormia é marcado para 2/12


O juiz Helder Carvalho Lisboa, da 1ª Vara Criminal de Tocantinópolis, marcou para o dia 2 de dezembro de 2025, às 8h, a sessão do Tribunal do Júri que julgará os réus Thalisson da Silva Cardoso, de 25 anos, e Iago Silveira Pinheiro, de 20. Eles são acusados de matar o indígena David Dias Apinagé em setembro de 2023.

A decisão com a data, publicada no Diário da Justiça Eletrônico Nacional (DJEN) desta segunda-feira (22/9), atendeu a um pedido da defesa para garantir a localização de testemunhas consideradas essenciais para o caso.

O julgamento estava originalmente agendado para o dia 2 de setembro deste ano, mas foi adiado para assegurar o pleno exercício da ampla defesa e do contraditório, conforme despacho do magistrado. A ausência de duas testemunhas, uma para cada réu, motivou o pedido de adiamento feito pelos advogados. O sorteio dos jurados que atuarão no caso está marcado para o dia 6/10.

O crime

Conforme o processo, na madrugada de 16 de setembro de 2023, Thalisson e Iago mataram David Dias Apinagé, de 29 anos, na esquina da Rua da Estrela com a Avenida Nossa Senhora de Fátima, em Tocantinópolis. A vítima estava deitada em uma calçada quando sofreu agressões com socos, pontapés e, por fim, teve o crânio esmagado por um bloco de concreto.

Ainda segundo o processo, a investigação, baseada em depoimentos e imagens de câmeras de segurança, apontou que a dupla, após uma noite de consumo de bebidas alcoólicas, decidiu atacar a vítima sem motivo aparente.

Thalisson e Iago confessaram as agressões em interrogatório judicial, mas alegaram que teriam sido ofendidos pela vítima.

Com base em laudos periciais e depoimentos de testemunhas, incluindo policiais e peritos que indicaram que David foi espancado e arrastado antes de ser morto, o juiz Helder Carvalho Lisboa pronunciou os réus a júri popular em junho de 2024.

Naquela decisão, o magistrado destacou haver provas da materialidade do crime e indícios suficientes de autoria para que os dois fossem julgados pelo Tribunal do Júri. Ele manteve as três qualificadoras para o crime: por motivo torpe (praticado por prazer sádico e discriminação social), com emprego de tortura e meio cruel, e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, surpreendida enquanto dormia.

A sessão está marcada para o dia 2 de dezembro de 2025, às 8h, no salão do Tribunal do Júri, localizado no Fórum Alcides Bandeira Miranda, na Avenida Floriano Santos, esquina com a Rua Padre Giuliano, no Setor Central. O salão tem capacidade para 108 pessoas.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Sancionada política de incentivo à formação de professor da educação básica — Senado Notícias

Estudantes que se matricularem em cursos presenciais de licenciatura poderão receberão incentivos para se tornarem professores…

16 minutos ago

Lei de autoria de Dorinha põe fim ao congelamento de direitos dos servidores e garante contagem do tempo da pandemia • Senadora Professora Dorinha

O presidente Lula sancionou nesta segunda-feira, 12, a Lei Complementar 226/26 que encerra oficialmente o…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas firma parceria para construção e reforma de quadras de areia, no setor Santa Fé | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas firma parceria para construção e reforma de quadras de areia, no setor…

16 horas ago

Técnicos da Prefeitura de Palmas participam de capacitação para orientar agricultores familiares no acesso ao crédito rural | Prefeitura Municipal de Palmas

Técnicos da Prefeitura de Palmas participam de capacitação para orientar agricultores familiares no acesso ao…

17 horas ago

Comunidade do Jardim Taquari começa a receber telhas da Prefeitura de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Comunidade do Jardim Taquari começa a receber telhas da Prefeitura de Palmas Foram entregues mais…

17 horas ago

Setores da região sul de Palmas passam por manutenção viária   | Prefeitura Municipal de Palmas

Setores da região sul de Palmas passam por manutenção viária   Prefeitura da Capital mantém…

18 horas ago