Categories: Estado

JUS em Ação movimenta Xambioá com mais de 560 atendimento


Com o espírito ágil do “pássaro veloz” que lhe dá nome, Xambioá foi escolhida para mais um pouso de transformação. Nesta quinta-feira (2/10), a caravana do JUS em Ação desembarcou na comarca, às margens do Rio Araguaia, levando atendimentos gratuitos, audiências de conciliação, emissão de documentos e ações sociais que unem agilidade, acolhimento e presença institucional.

Um verdadeiro voo que transformou o Fórum da Comarca em um grande ponto de encontro entre Justiça, cidadania e sociedade.

Foram mais de 240 atendimentos e 328 audiências realizadas por meio do JUS em Ação na Comarca, que, além do município-sede (Xambioá), abrange o distrito judicial de Araguanã, no norte do Tocantins.

Do total de ações de mediação e conciliação, somente nesta quinta-feira (2/10) foram realizadas 40, sendo 24 na área de família e 16 na cível, de acordo com o secretário do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Tocantinópolis, Marco Aurélio Gontijo da Silva.

Cidadania de volta às mãos

Mais do que números e serviços, o impacto do JUS em Ação se mede pelas histórias de quem foi atendido.

Como a do casal Maria de Jesus Marinho, 65 anos, e Gonçalves de Freitas de Jesus, 61, que tem deficiência. Entre os primeiros a chegar na porta do Fórum, eles buscavam a segunda via da certidão de nascimento, da identidade e do título eleitoral, documentos essenciais para exercer a cidadania.

“Cheguei às 5 horas para obter meu documento”, contou Maria de Jesus, destacando a importância da ação. “Facilita bastante, pois evito custos que teria de outra forma.” Ela e o marido saíram satisfeitos com o atendimento e o acolhimento recebido.

Grávida, a jovem Ana Karoline Ferreira Sales, de 23 anos, chegou acompanhada do irmão, José Lucas Ferreira Sales, determinado a recuperar os documentos perdidos após serem esquecidos junto com a roupa que foi parar dentro da máquina de lavar. Desde então, estava sem nenhum registro. Para ela, o mutirão é uma oportunidade valiosa.

“Maravilhosa, porque poupa tempo e evita o deslocamento até outros órgãos”, afirma, aliviada por resolver tudo em um só lugar.

Em meio à movimentação, cada documento entregue, cada conciliação firmada, cada orientação prestada representou uma nova chance – uma nova página escrita com dignidade e esperança às pessoas que buscaram atendimento por meio do projeto.

Daniela Moreira do Nascimento, de 47 anos, aproveitou a oportunidade para emitir uma nova via da identidade durante o atendimento do projeto.

“Eu já queria atualizar meu documento há algum tempo, e quando soube que teria esse serviço aqui, decidi vir”, contou. Segundo ela, o processo foi simples, rápido e muito bem organizado. “Achei tudo muito fácil, muito bom e ágil. É uma ótima iniciativa”, destacou.

O morador Emerson Silva, de 43 anos, também aproveitou a ação do Poder Judiciário para tirar a segunda via da identidade. “É uma oportunidade única”, relatou. Segundo ele, já fazia algum tempo que não acontecia uma ação desse porte na cidade, voltada à regularização de documentos e à promoção da cidadania.

“Essa iniciativa facilita a vida da gente”, afirmou, agradecendo pelo atendimento rápido e acessível.

Com população estimada em cerca de 10,5 mil habitantes (IBGE, 2022), Xambioá carrega em sua memória o eco de um passado de lutas, tendo sido palco da Guerrilha do Araguaia entre as décadas de 1960 e 1970. Nesta quinta, a cidade transformou sua paisagem simbólica ao sediar a 2ª edição do Dia D do JUS em Ação, que levou a presença da Justiça até quem mais precisa.

Justiça presente: um compromisso de gestão

Acompanhando tudo de perto, a presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, destacou o propósito de levar a Justiça a todos os cantos do Estado, especialmente às comarcas de entrância inicial. “Desde que assumi a presidência do Tribunal, fiz o compromisso de que a Justiça do Tocantins seria uma Justiça presente, que ouve e que age onde o povo está. E é por isso que estar nas comarcas de entrância inicial, como a querida Xambioá, é uma prioridade absoluta”, enfatizou.

Inspirada pelo significado indígena do nome Xambioá (pássaro veloz), a presidente traçou um paralelo entre o simbolismo da cidade e o ideal de uma Justiça célere e acessível.

“O nome desta cidade é uma inspiração maravilhosa para o que buscamos! Queremos uma Justiça que tenha a agilidade de um pássaro veloz, que chegue rápido para quem mais precisa. E é exatamente este o espírito do nosso projeto.”

Segundo a presidente, o compromisso com uma Justiça cada vez mais eficiente se traduz em ações práticas. “E vamos além, pensando também na qualidade do atendimento realizado. A reforma do fórum, inaugurado ainda em 2014, já está em andamento.”

A desembargadora Maysa concluiu desejando que este dia em Xambioá seja um marco. “Que a agilidade do ‘pássaro veloz’ inspire nossa Justiça. Que a força da ponte sobre o Araguaia nos lembre de nosso dever de conectar pessoas a seus direitos. E que a coragem deste povo resiliente nos dê a força para construir um Tocantins onde a Justiça, a paz e o respeito à vida floresçam em cada lar.”

O juiz diretor do Fórum da Comarca, José Carlos Ferreira Machado, enfatizou que o JUS em Ação representa, além da união entre Justiça e sociedade, um verdadeiro resgate da cidadania e da dignidade.

“Ao chegarmos hoje no Fórum, pudemos observar dezenas de pessoas, que expressaram, ao longo do dia, satisfação. Este projeto impactou e transformou a vida e a realidade de muitos”, disse, desejando “que a semente plantada pela presidente Maysa Vendramini, por meio da iniciativa, continue a germinar nos corações de todos nós, inspirando novas ações e fortalecendo a presença da Justiça onde ela é mais necessária.”

Também presente no mutirão, o prefeito de Xambioá, Mayck Feitosa Câmara, parabenizou a desembargadora Maysa Vendramini Rosal pela realização do projeto, destacando o impacto social e o olhar sensível às comunidades mais vulneráveis.

“Eu acho que o Tocantins merece esse tipo de ação. No Tocantins existem pessoas muito vulneráveis. Esse tipo de ação torna o Tocantins mais fortalecido, com um olhar mais atencioso para esse tipo de população, que a gente, como gestor, tem que ter”, ressaltou, acrescentando que essa atenção especial aos menos favorecidos tornam a sociedade melhor.

Um dia inteiro dedicado à população

Durante todo o dia, a sede do Fórum da Comarca se transformou em um verdadeiro centro de serviços públicos, com atendimentos gratuitos que facilitaram o acesso a direitos e documentações essenciais.

Entre os serviços oferecidos, destacaram-se: emissão de documentos (Carteira de Identidade Nacional – SSP/TO, título eleitoral – TRE/TO, certidões e primeiros registros de nascimento – CGJUS); mutirões de conciliação e mediação, conduzidos pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec); acordos pré-processuais e orientações jurídicas; serviços eleitorais e atendimentos sociais em parceria com diversas instituições.

Promovido pelo Poder Judiciário do Tocantins, em parceria com diversos órgãos, o JUS em Ação integra a Meta 01 do Plano de Gestão 2025–2027, que prioriza o fortalecimento da presença da Justiça em comarcas de entrância inicial, com ações que unem eficiência, humanização e proximidade.

Justiça que apoia

Ainda durante o evento, foram apresentados projetos apoiados pela Comarca, como o “Pod Ler”, de autoria da professora Raimunda Novo, que trabalha o português, a matemática e temas transversais; e o Projeto Quelônios do Araguaia, desenvolvido pelo Instituto Ambiental Xambioá, voltado à preservação dos quelônios na região.

Presenças

A solenidade que marcou o dia D da ação foi prestigiada também pelo promotor de Justiça de Xambioá, Helder Lima Teixeira; o juiz auxiliar da Presidência do TJTO, Arióstenis Guimarães Vieira; o comandante da Polícia Militar do município, capitão José Luís Cantanhede Coelho; a presidente da Câmara Municipal de Xambioá, Ana Lúcia Moura; o procurador do Município, Renan Albernaz; a secretária de Assistência Social de Araguanã, Laís Amanda Moreira de Sá, além de servidores, outras autoridades locais e população em geral.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas conta com apoio de voluntários na ação emergencial no Jardim Taquari | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas conta com apoio de voluntários na ação emergencial no Jardim Taquari Ações…

13 horas ago

Proibição de pacotes de viagens com datas flexíveis está na pauta da CDR — Senado Notícias

Na volta do recesso legislativo, em fevereiro, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR)…

13 horas ago

Prefeitura de Palmas promove encontro com servidores para alinhar atendimento do CadÚnico no Cras Kanela | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas promove encontro com servidores para alinhar atendimento do CadÚnico no Cras Kanela…

13 horas ago

Presidente do TJ destaca evolução da Justiça, casos marcantes da carreira e feitos de sua gestão no Vai de Boa Podcast

A presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, é a convidada da semana do Vai…

13 horas ago

Prefeitura de Palmas disponibiliza programação de coleta de lixo urbano para consulta | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas disponibiliza programação de coleta de lixo urbano para consulta Serviço é realizado…

14 horas ago

Serviços de roçagem avançam em quadras das regiões norte e sul da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Serviços de roçagem avançam em quadras das regiões norte e sul da Capital Ações da…

14 horas ago