Categories: Estado

Justiça determina que município e estado implementem programas para jovens em conflito com a lei


Em decisão nesta terça-feira (26/8), o juiz Fabiano Gonçalves Marques, da Comarca de Alvorada, determinou que a Prefeitura de Alvorada e o Governo do Estado do Tocantins implementem, de forma integral e efetiva, os programas de atendimento socioeducativo para adolescentes que cometeram atos infracionais. A sentença estabelece prazos para que os governos municipal e estadual cumpram as obrigações legais, sob pena de multa.

Conforme o processo, uma Ação Civil Pública (ACP) aponta a constatação de omissão por parte do município de Alvorada na criação de uma estrutura adequada para executar as medidas socioeducativas em meio aberto, que são a Liberdade Assistida e a Prestação de Serviços à Comunidade, apesar de uma lei municipal criada em 2019 instituir o plano de atendimento.

Na sentença, o juiz Fabiano Gonçalves Marques destacou que a legislação federal, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a lei que criou o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), estabelecem uma responsabilidade solidária e cooperativa entre os governos do município e do estado.

“Ao município cabe a execução direta das medidas socioeducativas em meio aberto. Sua omissão afronta não apenas a Lei do Sinase, mas também a Constituição Federal e o ECA”, afirma o juiz, ao destacar que o estado, embora não execute diretamente os programas, tem a “obrigação legal de cooperar” com “assessoria técnica continuada, assegurar cofinanciamento regular, capacitar profissionais e articular a rede estadual de políticas públicas”.

O magistrado ressaltou que a omissão dos dois governos viola diretamente o princípio da “prioridade absoluta” garantido pela Constituição Federal à criança e ao adolescente.

Além disso, a decisão judicial ressalta que o prazo legal para que os municípios elaborassem seus planos de atendimento socioeducativo se esgotou em 2014, evidenciando o longo período de descumprimento da lei.

O juiz determinou, para o município de Alvorada, o prazo de 90 dias para regulamentar e instalar os serviços. A medida deve incluir a disponibilização de um local adequado, a nomeação de um coordenador e de uma equipe técnica mínima com assistente social e psicólogo, além do credenciamento de orientadores. Todos os programas deverão estar em pleno funcionamento em até 120 dias.

Para o estado, Fabiano Gonçalves Marques determinou a apresentação de um plano de cofinanciamento dentro de 30 dias, e a designação de uma equipe para dar assessoria contínua ao município, com a garantia de capacitações e a articulação com outras políticas públicas estaduais, a exemplo da educação, saúde e profissionalização.

Município e Estado têm o prazo de 30 dias para apresentar um Plano de Ação Integrado, com cronograma, metas e fontes de recursos. Também estão obrigados a enviar relatórios trimestrais sobre o andamento dos trabalhos à Justiça.

O juiz fixou multa diária de R$ 1 mil, por cada obrigação ignorada, em caso de descumprimento das ordens. O valor arrecadado será destinado ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Alvorada.

Cabe recurso ao Tribunal de Justiça.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Juiz estadual ressalta foco na cooperação institucional para aproximar serviços da população durante abertura do “Justiça Cidadã no Cerrado” em Mateiros

Durante a abertura oficial da ação "Justiça Cidadã no Cerrado", na manhã desta segunda-feira (20/10),…

54 minutos ago

Justiça leva acolhimento e diálogo sobre violência doméstica a mulheres do Jalapão

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) e a…

2 horas ago

Judiciário avança com novas ações do Plano Pena Justa; Tocantins está entre os estados participantes

O Supremo Tribunal Federal (STF) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançaram, nesta segunda-feira…

3 horas ago

Procon Palmas divulga pesquisa com variação de preços de medicamentos nas farmácias da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Procon Palmas divulga pesquisa com variação de preços de medicamentos nas farmácias da Capital Levantamento…

3 horas ago

Obra da nova praça da Arne 53 avança com construção da pista de caminhada | Prefeitura Municipal de Palmas

Obra da nova praça da Arne 53 avança com construção da pista de caminhada Espaço…

4 horas ago

Juiz do TJTO participa de congresso internacional de direitos humanos em Portugal

O juiz Océlio Nobre, da Comarca de Guaraí, participou, na última quinta-feira (16/10), do X…

4 horas ago