Categories: Política

Lei autoriza pagamento a servidores de benefícios congelados na pandemia — Senado Notícias


Foi sancionada pelo presidente Lula e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (13) a Lei Complementar 226, que autoriza os estados, o Distrito Federal e os municípios a pagarem para servidores, retroativamente, direitos remuneratórios congelados durante a pandemia de covid-19. A lei é originada de proposta do Senado.

O texto trata de benefícios como anuênio, triênio, quinquênio, sexta-parte, licença-prêmio e mecanismos equivalentes, sem transferência de encargos a outro ente. Os pagamentos referem-se ao período entre 28 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021. Os benefícios serão pagos desde que o ente federativo tenha decretado estado de calamidade pública devido à pandemia da covid-19 na época e conte com orçamento disponível.

A norma teve origem em projeto de lei complementar da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO). O PLP 143/2020 foi aprovado no Senado no final de dezembro de 2025 com relatório favorável do senador Flávio Arns (PSB-PR). 

Durante a votação da matéria no Plenário, Arns esclareceu que a medida não traz qualquer criação de despesa a mais porque, segundo ele, o valor já estaria previsto no Orçamento. 

— Não há qualquer criação de despesa a mais, não há impacto, porque tudo isso estava previsto (…). É um critério de justiça descongelar oficialmente [os pagamentos], porque descongelado extraoficialmente já acontece pelo Brasil inteiro; 24 estados já descongelaram, já têm essa possibilidade. (…) Basicamente, é o pessoal da educação que está aguardando essa iniciativa para que tenha direito — disse Arns na ocasião. 

Contenção de gasto público

De acordo com Flávio Arns, a Lei Complementar 173, de 2020, impôs restrições severas à contagem de tempo para vantagens funcionais com o objetivo de conter gastos públicos em um momento de crise. Entretanto, diz ele, essas restrições, embora justificadas naquele contexto emergencial, acabaram produzindo prejuízos duradouros aos servidores que continuaram exercendo suas funções, muitas vezes em condições mais difíceis, sem que pudessem usufruir dos direitos que normalmente decorreriam do tempo de serviço. 

A nova lei “restabelecer esse equilíbrio, reconhecendo o esforço e o trabalho prestado, sem romper com a lógica de responsabilidade fiscal”, diz Arns em seu  relatório. 

Segundo ele, a mudança não cria despesas obrigatórias ou automáticas para os entes federados, mas apenas possibilita o pagamento de retroativos se houver demonstração de impacto financeiro e respeito aos limites de despesa com pessoal. 

O senador alterou o texto original do projeto para substituir a expressão “a servidores públicos” para “ao quadro de pessoal”, ou seja: a mudança valerá para os servidores públicos efetivos e para os empregados públicos contratados por meio da CLT. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeito e gabinete de crise acompanham mapeamento de mais de 150 famílias no Jardim Taquari | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeito e gabinete de crise acompanham mapeamento de mais de 150 famílias no Jardim Taquari…

27 minutos ago

Sancionada política de incentivo à formação de professor da educação básica — Senado Notícias

Estudantes que se matricularem em cursos presenciais de licenciatura poderão receberão incentivos para se tornarem professores…

1 hora ago

Lei de autoria de Dorinha põe fim ao congelamento de direitos dos servidores e garante contagem do tempo da pandemia • Senadora Professora Dorinha

O presidente Lula sancionou nesta segunda-feira, 12, a Lei Complementar 226/26 que encerra oficialmente o…

2 horas ago

Prefeitura de Palmas firma parceria para construção e reforma de quadras de areia, no setor Santa Fé | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas firma parceria para construção e reforma de quadras de areia, no setor…

17 horas ago

Técnicos da Prefeitura de Palmas participam de capacitação para orientar agricultores familiares no acesso ao crédito rural | Prefeitura Municipal de Palmas

Técnicos da Prefeitura de Palmas participam de capacitação para orientar agricultores familiares no acesso ao…

18 horas ago

Comunidade do Jardim Taquari começa a receber telhas da Prefeitura de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Comunidade do Jardim Taquari começa a receber telhas da Prefeitura de Palmas Foram entregues mais…

18 horas ago