“Nós temos uma ao continente africano por tudo o que foi produzido durante 350 anos de escravidão no nosso país”, afirmou Lula.
No retorno da cúpula de líderes da União Europeia e de países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Bruxelas, na Bélgica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez parada obrigatória em Cabo Verde para abastecer o avião presidencial, e aproveitou para realizar pronunciamento conjunto com seu homólogo, José Maria Neves, cumprindo sua primeira agenda oficial na África em seu terceiro mandato. “Nós queremos agora, com minha volta à Presidência, recuperar a boa e produtiva [relação] que o Brasil tinha com o continente africano”, disse Lula.
Neves destacou o retorno do Brasil aos fóruns de discussão internacionais, quando Lula voltou a afirmar que pretende ouvir especialistas para definir como o Brasil pode auxiliar países africanos, prioritariamente, nas áreas de educação, indústria e agricultura. “Nós brasileiros somos formados pelo povo africano. A nossa cultura, a nossa cor, o nosso tamanho, é resultado da miscinegação de índios, negros e europeus. E nós temos uma ao continente africano por tudo o que foi produzido durante 350 anos de escravidão no nosso país“, afirmou o presidente.
Lula afirmou pretender retornar a Cabo Verde, arquipélago que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), para uma visita de chefe de Estado e realizar uma série de visitas a nações africanas ao longo dos próximos anos, afirmando que deseja abrir embaixadas em países da região que não contam com esse tipo de representação.
CMEI Sítio do Pica Pau Amarelo cria horta educativa para ensinar sustentabilidade e alimentação saudável…
O interesse foi tanto que o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio da…
27/10/2025 - 08:25 Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Reunião da Comissão Parlamentar Mista…
Neste domingo (26/10), 159 candidatos participaram da 4ª edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam),…
Histórias de coragem, fé e amizade deram o tom da participação do público interno do…
Eram 6h30 da manhã, e diante do prédio do Tribunal de Justiça do Tocantins, um…