Categories: Estado

Magistrados do Poder Judiciário do Tocantins participam da 14ª edição da Fonamec


 A juíza coordenadora do Nupemec, Silvana Parfieniuk, o juiz coordenador do Cejusc Polo de Dianópolis, João Alberto Mendes Bezerra Júnior, o juiz Coordenador do Cejusc Polo de Arraias, Eduardo Barbosa Fernandes e a assessora do Nupemec, Lorena Gutierrez, participam da 14ª edição do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec) que acontece  até sexta-feira (24/11) no Plenário Ministro Pedro Soares Muñoz do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).

Com o tema “Construir Pontes para a Cultura da Paz”, esta edição teve sua abertura oficial realizada na última quarta-feira (22/11), com participação da presidente do TJRS, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, do 1º vice-presidente do TJRS, desembargador Alberto Delgado Neto, e do presidente do Fonamec, juiz de Direito do Estado do Amazonas, Gildo Alves de Carvalho Filho.

Além de magistradas, magistrados, servidoras e servidores gaúchos, participam do Fonamec representantes dos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo, Mato Grosso, Mato grosso do Sul, Rondônia, Paraíba, Espírito Santo, Santa Catarina, Tocantins, Paraná e Acre. Serão realizados palestras e oficinas.

Palestra
A programação do Fonamec foi aberta com a palestra da Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Palas Athena, escritora e professora Lia Diskin. Ela abordou o tema “Superação de Conflitos e Construção de Paz”. A mesa foi conduzida pela presidente do TRE e coordenadora do Nupemec, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia KubiaK, acompanhada do coordenador do Núcleo de Justiça Restaurativa no Nupemec do TJRS, desembargador Leoberto Narciso Brancher.

Lia iniciou sua fala explicando que a palavra “paz” contida no título da palestra faz referência a uma aspiração, algo que a humanidade está em busca. Citou a frase do sociólogo e filósofo Zygmunt Bauman: “Estes tempos nos oferecem liberdade de escolha jamais gozada antes, mas também nos lançam em estado de incerteza que jamais foi tão angustiante”.  Segundo a Professora, ainda que as escolhas sejam muitas, como as posições partidárias, formato de família, gênero etc, os valores da sociedade atual são reduzidos em individualismo, consumismo e competição.

“A mudança torna-se necessária quando o repertório de valores, direções e significados – já não dá conta da realidade, ou não promove satisfação e visão de futuro”, disse.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas se prepara para 2º Pop Rua Jud | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas se prepara para 2º Pop Rua Jud Pop Rua Jud é um…

1 hora ago

Crianças participarão de desfile cívico fora da unidade educacional pela primeira vez em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Crianças participarão de desfile cívico fora da unidade educacional pela primeira vez em Palmas Evento…

2 horas ago

Prefeitura de Palmas entrega reforma da quadra de esportes da ETI Luiz Rodrigues Monteiro | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas entrega reforma da quadra de esportes da ETI Luiz Rodrigues Monteiro Cerimônia…

2 horas ago

Educação de Palmas realiza formação para supervisores pedagógicos com foco na avaliação do Saeb | Prefeitura Municipal de Palmas

Educação de Palmas realiza formação para supervisores pedagógicos com foco na avaliação do Saeb Próximo…

14 horas ago

Mais de 500 voluntários(as) são capacitados(as) para atuar no Pop Rua Jud na sexta-feira (12/9)

“Vocês são a força motriz desta iniciativa. Com empatia e respeito, cada ato de amor…

15 horas ago

Prefeitura de Palmas oferta oficina gratuita sobre inovação a microempreendedores da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas oferta oficina gratuita sobre inovação a microempreendedores da Capital Capacitação será realizada…

15 horas ago