Categories: Estado

Mais de 1.400 movimentações processuais e 150 ações educativas estão previstas nesta edição


O Poder Judiciário do Tocantins (PJTO) começou nessa segunda-feira (14/8) a 24ª Semana Justiça pela Paz em Casa. A ação realizada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) tem como objetivo priorizar o julgamento dos processos relacionados ao feminicídio e à violência doméstica e familiar contra as mulheres.

Até sexta-feira (18/8), 39 juízes devem atuar em matérias relacionadas à violência doméstica. Estão previstas, durante essa semana, mais de 1.400 movimentações processuais, entre audiências, sentenças, decisões e despachos. Serão realizadas ainda ações extrajudiciais preventivas para o enfrentamento à violência doméstica, como palestras, rodas de conversa, caminhadas e veiculação de mídia informativa. (Confira quadro abaixo)

Segundo dados da Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos (Coges), do começo do ano até 6 de agosto, foram distribuídos 4.899 processos relacionados à violência doméstica e feminicídio, e julgados 2.976.

A coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, juíza Cirlene de Assis, ressalta que a Semana Nacional Justiça Pela Paz em Casa é um compromisso “das magistradas, magistrados, servidoras e servidores, com a proteção e repressão da violência doméstica e familiar contra a mulher, dando efetividade à Lei Maria da Penha”.

A magistrada lembra ainda que as ações interdisciplinares, que acontecem também durante a Justiça pela Paz em Casa, são importantes porque dão visibilidade ao assunto e sensibiliza “a sociedade para a violenta realidade vivenciada pelas mulheres do Brasil.”

Vale ressaltar que, para denunciar algum caso de violência doméstica, é só ligar no 180 ou 190, ou ainda 0800.6444.334  – Ouvidoria da Mulher.

Semana pela Paz em Casa

O programa é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e conta com o apoio dos tribunais de justiça de todo o país. Iniciadas em 2015, as semanas ocorrem em março – marcando o Dia Internacional da Mulher-, em agosto, por ocasião do aniversário de sanção da Lei Maria da Penha, e em novembro, quando a ONU estabeleceu o dia 25 como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher.

 











Justiça pela Paz em Casa

 

39 juízes com competência na matéria de violência doméstica

150 Palestras educativas

559 audiências a serem proferidas

95 decisões a serem proferidas

188 decisões a serem cumpridas

252 sentenças a serem proferidas

341 despachos a serem proferidos



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Inscrições para o processo de escolha de diretores das escolas de Palmas começam na segunda-feira, 15 | Prefeitura Municipal de Palmas

Inscrições para o processo de escolha de diretores das escolas de Palmas começam na segunda-feira,…

25 minutos ago

Casamento Comunitário de 110 casais marca encerramento do Pop Rua Jud

O sim ecoou na quadra poliesportiva da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na noite…

10 horas ago

Mais de 900 atendimentos mobiliza 2ª edição do Pop Rua Jud

“Sensação de dever cumprido!”, disse a coordenadora dos voluntários, servidora do Tribunal de Justiça do…

11 horas ago

“Aqui, estamos em pé de igualdade, todos sendo ajudados”, diz juiz do CNJ no 2º Pop Rua Jud

“Não nos preocupemos com números, preocupemos com as vidas que iremos mudar”. A fala do…

13 horas ago

Fundação de Esportes de Palmas finaliza preparação do Nilton Santos para amistoso da Seleção Brasileira Sub-15 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação de Esportes de Palmas finaliza preparação do Nilton Santos para amistoso da Seleção Brasileira…

14 horas ago

Fundação Cultural de Palmas oferece à população oficinas gratuitas focadas no Edital Promic 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação Cultural de Palmas oferece à população oficinas gratuitas focadas no Edital Promic 2025 Ciclo…

14 horas ago