Passageiros precisaram se deslocar a pé até o terminal de embarque; protestos estão em seu nono dia e há greves agendadas
Em mais um dia de manifestação contra a reforma da previdência imposta pelo presidente da França, Emmanuel Macron, um grupo de pessoas bloquearam por uma hora o acesso ao terminal 1 do aeroporto Roissy-Charles de Gaulle, em Paris, nesta quinta-feira, 23, e obrigaram os passageiros a caminharem até o local de embarque. “Não temos escolha a não ser a greve e bloquear a economia até que Macron ceda e retire o projeto”, disse Fabrice Criquet, secretário-geral do sindicato Força Operária dos Aeroportos de Paris. O protesto começou por volta das 7h30 (4h30 no horário de Brasília), mas não interrompeu os voos, segundo um porta-voz do aeroporto. Para sexta-feira, 24, uma nova greve de controladores de acesso está prevista, de acordo com rádio francesa ‘RFI‘. De 20% a 30% dos voos devem ser cancelados, principalmente nos trajetos mais curtos. Essa é a onda de protesto mais seria no governo de Macron desde os coletes amarelos. Na quarta, após um longo silêncio sobre a reforma, o líder francês fez um comunicado, onde declarou que não estava feliz com a medida, porém que ela era necessária e deverá sem implementada até o final do ano. “É necessária. Não faço por prazer e não estou feliz de fazer esta reforma, preferia não tê-la feito. Poderia ter feito como muitos outros antes de mim e não me importar. Eu lamento que não soubemos explicar a necessidade desta reforma”, declarou Macron que disse que a decisão visa evitar um “déficit” na Previdência. Com a mudança, aprovada definitivamente na segunda-feira, 20, após a rejeição de duas moções contra o líder, a idade de aposentadoria muda de 62 para 64 anos a partir de 2030 e acontecerá a antecipação para 2027 da exigência de contribuição por 43 anos, e não mais 42, para ter direito a uma pensão.
A poucos dias da 7ª Corrida da Justiça Acessibilidade e Inclusão, que será promovida no…
21/10/2025 - 13:47 Jose Fernando Ogura/AEN Isenção deve beneficiar classes mais baixas que, geralmente,…
Rede Municipal de Ensino de Palmas participa do Encontro Estadual das Licenciaturas da Unitins No…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio do Centro de Saúde (CESAU), promove,…
Os municípios tocantinenses continuam sendo beneficiados com recursos de emendas da senadora Professora Dorinha (União),…
Prefeitura de Palmas e Governo do Estado estudam parceria para realização do Natal na Capital…