A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) recebe na terça-feira (8), às 9h30, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para debater políticas públicas sob a responsabilidade da pasta. A audiência pública atende ao requerimento (REQ 2/2025 – CDR) da presidente do colegiado, senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), e da senadora Augusta Brito (PT-CE).
Ao justificar a relevância do debate com o ministro, as senadoras ressaltam as possibilidades de aprimoramento das políticas voltadas ao desenvolvimento regional e ao turismo, por meio do debate e da participação do Legislativo. Elas consideram esses dois setores estratégicos para a economia nacional e para a redução das desigualdades territoriais e citam, como exemplo de política pública, a recente atualização da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e a formulação do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027.
Na avaliação das parlamentares, são políticas públicas que tornam ainda mais urgente a necessidade de fortalecer a governança e a integração das ações, para alcançar impactos positivos e sustentáveis em todo o território brasileiro.
“Ao promover esse diálogo entre o Legislativo e o Executivo, a CDR reforça seu compromisso com a modernização das políticas públicas, a eficiência na alocação de recursos e a promoção de um desenvolvimento mais equitativo e sustentável para todas as regiões do país”, afirmam no requerimento.
Entre os temas a serem abordados na audiência, segundo as senadoras, estão as diretrizes e os desafios da PNDR; a intersetorialidade entre a PNDR, o Plano Nacional de Turismo e ações vinculadas aos demais ministérios; governança federativa para garantir a participação ativa de estados e municípios na formulação e implementação dessas políticas; e a avaliação das estruturas de monitoramento e avaliação da PNDR, considerando a possibilidade de integração de dados e indicadores com outros programas estratégicos do governo.
Como participarO evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis. |
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) deu início, nesta sexta-feira (4/7), à primeira edição…
O juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Colinas…
Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e…
Prefeitura de Palmas orienta população sobre o combate ao trabalho infantil Material de divulgação é…
Usuários dos Centros de Referência de Assistência Social de Palmas participam de atendimentos psicossociais Ação…