Categories: Estado

Ministro Fachin destaca importância dos precedentes para reforçar segurança jurídica no encerramento de evento na OAB-TO


“É sempre madrugada para quem caminha rumo ao sol, caminhada importante para uma sociedade livre, justa e solidária”, ressaltou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, durante palestra de encerramento do Circuito Nacional de Processo Civil da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins, nesta sexta-feira (31/3), na sede da entidade, com a presença da vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Ângela Prudente, e do desembargador Pedro Nelson Miranda Coutinho.

Na palestra que encerrou o evento da OAB, com a presença do governador do Estado, Wanderlei Barbosa, e de outras autoridades, o ministro ressaltou a importância dos precedentes para reforçar a segurança jurídica e se criar uma sociedade livre plural, daí a importância de juízes e advogados produzirem resultado concreto para reforçar a segurança jurídica no Judiciário. 

O ministro lembrou das demandas que chegam ao Judiciário como fruto da racionalidade humana, com seus erros e acertos.

“A realidade no Tocantins não e igual à de outros estados, e juízes não devem ser meros despachante de papéis”, frisou, destacando que as cinco regiões do país são elementos que agravam a essas divergências mesmo em situações iguais.

O ministro destacou a inda a regulamentação sobre o caráter vinculante dos precedentes nos tribunais superiores, ressaltando a importância de os tribunais em geral manterem precedentes coerentes.

Ao lembrar a Constituição de 1988, o ministro afirmou que todo juiz é um juiz da Constituição e que a regra e seguir os procedimentos aliviam a demora da entrega da Justiça aos jurisdicionados.  O ministro destacou ainda a quantidade de processos que tramitam nos tribunais brasileiros é muito superior aos de outros países.
Litigância

Na manhã desta sexta-feira, a corregedora-geral do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini, participou, como mediadora, do painel “Litigância Predatória pressupostos processuais, condições da ação e o direito fundamental de acesso ao Poder Judiciário”, ao lado do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marcello Terto. 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Judiciário apresenta Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Projeto Justiça Carbono Zero

O Judiciário do Tocantins realizou, nesta segunda-feira (25/8), a apresentação final dos Inventários de Emissões…

11 horas ago

Palestra “O Profissional do Futuro” inspira reflexão e valoriza atuação de estagiários(as) no Poder Judiciário do Tocantins

Em um encontro híbrido, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), em parceria com a…

12 horas ago

Mutirão da Prefeitura de Palmas contra a leishmaniose visceral tem mais de 500 pets atendidos | Prefeitura Municipal de Palmas

Mutirão da Prefeitura de Palmas contra a leishmaniose visceral tem mais de 500 pets atendidos…

13 horas ago

Tribunal do Júri de Palmas condena acusado de homicídio e corrupção de menor; pena ultrapassa 17 anos de prisão

O Tribunal do Júri, realizado nesta segunda-feira (25/8), na 1ª Vara Criminal de Palmas, condenou…

13 horas ago

Prefeitura de Palmas recupera mais de 153 mil m² de pavimento em avenidas da região sul em 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas recupera mais de 153 mil m² de pavimento em avenidas da região…

14 horas ago

Defesa Civil de Palmas emite alerta de baixa umidade para esta semana | Prefeitura Municipal de Palmas

Defesa Civil de Palmas emite alerta de baixa umidade para esta semana População deve se…

14 horas ago