O número de ocorrências relacionadas ao uso do celular ao volante em Palmas chegou a 660 registros, segundo dados da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) com base nos autos eletrônicos. O levantamento abrange o período de janeiro a agosto deste ano e, embora alto, representa uma queda se comparado à quantidade de infrações registradas no mesmo período do ano passado, que chegaram a 685.
Os dados evidenciam uma necessidade de maior conscientização dos condutores no trânsito. De acordo com a gerente de Recursos e Processamento de Infrações da Semob, Aryadine Pires, é importante que o condutor entenda que basta um segundo de distração para que ocorra um acidente. “Seja falando ao telefone, segurando o aparelho ou manuseando mensagens, o motorista coloca em risco não apenas a própria vida, mas também a de todos ao seu redor”, afirma.
A recomendação da Semob é que, em caso de urgências ao telefone, o motorista estacione em local seguro antes de utilizar o celular, pois no trânsito toda a atenção deve estar voltada à direção.
Legislação
O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que utilizar, falar e manusear o telefone são situações diferentes, com penalidades distintas. Falar ao celular enquanto dirige, mesmo com fones de ouvido, configura infração média, sujeita a quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 130,16.
Já manter o aparelho em uma das mãos ou manuseá-lo ao volante são condutas classificadas como infrações gravíssimas, com sete pontos na CNH e multa de R$ 293,47, cada.
Texto: Samuel Cunha, estagiário sob a supervisão de Abelson Ribeiro.
Edição: Iara Cruz
Centralização da alimentação escolar assegura regularidade no atendimento diário a 45 mil alunos da rede…
Prefeitura de Palmas oferecerá treinamento sobre gestão de resíduos sólidos para feirantes O objetivo é…
Prefeitura de Palmas entrega novos veículos para fortalecer a educação no campo Ação visa otimizar…
Prefeitura de Palmas conta com apoio de voluntários na ação emergencial no Jardim Taquari Ações…
Na volta do recesso legislativo, em fevereiro, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR)…
Prefeitura de Palmas promove encontro com servidores para alinhar atendimento do CadÚnico no Cras Kanela…