22/02/2023 – 16:44
Acervo Câmara dos Deputados
Íris de Araújo em discurso na tribuna do Plenário, em 2011
A ex-deputada Íris de Araújo morreu nesta terça-feira (21), aos 79 anos, em Goiânia. Ela foi casada por mais de 50 anos com o ex-governador de Goiás Iris Rezende, que morreu em 2021. Dona Iris, como era chamada, deixa três filhos.
A assessoria do Hospital Israelita Albert Einstein afirmou em nota que Íris morreu em decorrência do agravamento de doenças pulmonares prévias.
Filiada ao PMDB (hoje MDB) desde 1980, estreou em eleições na disputa presidencial de 1994, quando foi candidata a vice na chapa encabeçada por Orestes Quércia. Depois, assumiu em duas ocasiões (2003 e 2006) uma cadeira no Senado, como suplente de Maguito Vilela.
Em 2006, elegeu-se deputada federal por Goiás, sendo reeleita quatro anos depois (legislaturas de 2007-2011 e 2011-2015). Ela foi integrante titular da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, lamentou a morte de dona Iris. “Ex-deputada federal e ex-primeira-dama de Goiás, dona Íris construiu uma trajetória marcada, principalmente, pela defesa de políticas sociais para a população mais vulnerável. Fomos colegas na Câmara Federal e testemunho que ela exerceu seus mandatos com coragem e altivez. Dona Íris foi sempre uma voz em defesa do povo goiano”, disse ele, em suas redes sociais.
Da Redação/WS
O Núcleo de Apoio às Comarcas do Tribunal de Justiça do Tocantins (Nacom/TJTO) encerra 2025…
Oferta de vacina BCG em Palmas será centralizada em duas unidades no período de festas…
Prefeitura intensifica serviços de limpeza urbana após chuva intensa em Palmas Equipes da Secretaria Municipal…
Prefeitura injeta R$ 33 milhões na economia local com pagamento da 2ª parcela do 13º…
Da política pública ao afeto: ações municipais transformam a vida de animais e famílias em…
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apresentou, nesta quinta-feira (18/12), os resultados do “Diagnóstico Nacional…