Com o objetivo de valorizar as manifestações culturais e religiosas, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), foi uma das apoiadoras do 2º Festejo de Yemanjá, realizado na manhã deste domingo, 23, na Praia da Graciosa, em Palmas. O evento foi promovido pela Associação das Casas de Culto Afro-Brasileiras do Tocantins (Afeccamto) e pelo Ilé de Odé e Oyá.
O festejo teve início com uma carreata saindo da casa do pai William de Odé, no Jardim Aureny II, reunindo fiéis e simpatizantes que seguiram em cortejo até a Praia da Graciosa, onde foram realizados rituais religiosos e a tradicional entrega de presentes a Yemanjá, orixá das águas salgadas, conhecida como a Mãe dos Filhos Peixes, símbolo de acolhimento, fertilidade e proteção.
O secretário extraordinário de Igualdade Racial e Direitos Humanos, José Eduardo de Azevedo, destacou o compromisso da gestão municipal com a promoção da diversidade e do respeito às tradições religiosas.
“O prefeito Eduardo Siqueira Campos nos deu total liberdade para apoiar esse evento, pois entende que Palmas é uma cidade diversa, que respeita e valoriza todas as manifestações culturais e religiosas. A Seirdh está de portas abertas para continuar fortalecendo essas iniciativas, que contribuem para a construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa”, disse.
A presidente da Afeccamto, mãe Carol, agradeceu o apoio da Prefeitura de Palmas, destacando a importância da representatividade e do envolvimento de gestores públicos nesse tipo de evento. “É muito gratificante ver o reconhecimento e o apoio da Prefeitura a essa celebração tão importante para nossas comunidades. Mas além do suporte institucional, é essencial ressaltar o papel das casas de culto que se mobilizaram e tornaram possível a realização desse grande evento. Este festejo é fruto da nossa união, da nossa fé e da nossa resistência.”
O Festejo
Essa foi a segunda edição do Festejo de Yemanjá em Palmas, consolidando-se como um marco na preservação e fortalecimento das tradições afro-brasileiras no Tocantins. O evento também contou com apresentações culturais, cânticos e celebrações que reforçaram o respeito à diversidade e à liberdade religiosa na Capital.
Texto: Malena Mota
Edição: Iara Cruz
1/2
Criação da Secretaria de Segurança Alimentar reforça o compromisso com a dignidade e o combate…
Escola Crispim Pereira realiza ação do projeto Amigos do Meio Ambiente em Taquaruçu A manhã…
Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo no dia 31 pelo Dia do Servidor Decreto transfere…
Portaria Nº 3586/2025 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 23 de outubro de 2025 Dispõe sobre a…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) abriu o processo de seleção para o preenchimento…
“Coleciono milagres, mas, se pudesse escolher, gostaria de não colecioná-los”, disse a paciente oncológica, Liliane…