Categories: Palmas

Na Semana Nacional da Adoção, Prefeitura reforça ações para apoiar crianças e adolescentes à espera de um lar definitivo | Prefeitura Municipal de Palmas


Na Semana Nacional da Adoção, Prefeitura reforça ações para apoiar crianças e adolescentes à espera de um lar definitivo

Capital conta com oito adolescentes que aguardam por adoção nas três unidades de acolhimento

Durante a Semana Nacional da Adoção, celebrada antes do Dia Nacional da Adoção, em 25 de maio, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), intensifica as ações de sensibilização voltadas aos pretendentes à adoção, com o objetivo de apoiar crianças e adolescentes que aguardam por um lar definitivo.

“O objetivo principal dessa semana é sensibilizar quem está no Cadastro Nacional da Adoção de que o laço maternal/paternal vai além da condição física ou idade da criança e adolescente. Atualmente, em Palmas, são oito adolescentes, com idades entre 13 e 17 anos esperando adoção”, disse a superintendente de Proteção Especial da Semas, Marlucy Ramos Albuquerque.

Serviços de Acolhimento

Os abrigos institucionais, modalidade ofertada em Palmas, funcionam como lares temporários para crianças e adolescentes em situação de risco pessoal ou social que precisam ser afastados temporariamente da família de origem por medida de proteção determinada judicialmente.

Atualmente, Palmas dispõe de três abrigos institucionais: Casa Abrigo Raio de Sol e Casa Acolhida, que contam com a gestão da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), e Sementinhas de Amor, uma associação não governamental que também acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Programa de Apadrinhamento

Diferente da adoção, mas também com o propósito de vínculo afetivo, o Programa de Apadrinhamento, que em junho terá a gestão da Secretaria Municipal de Ação Social, é uma forma de colaborar nos cuidados e na convivência familiar e comunitária das crianças e adolescentes em abrigos. O programa não envolve guarda, tutela ou adoção, e não implicará vínculo jurídico com o afilhado. Estarão aptas para o apadrinhamento crianças e adolescentes com idades de 0 a 18 anos.

Trabalho Conjunto

Os serviços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes realizados em Palmas contam com um trabalho conjunto entre o município e o Poder Judiciário, por meio do Juizado Especial da Infância e Juventude de Palmas, Ministério Público do Tocantins, Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Texto: France Santiago

Edição: Wédila Jácome



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Procon Palmas celebra 35 anos do Código de Defesa do Consumidor com ação educativa | Prefeitura Municipal de Palmas

Procon Palmas celebra 35 anos do Código de Defesa do Consumidor com ação educativa Consumidores…

5 minutos ago

Comissão aprova projeto que prevê capacitação para auxiliares se tornarem técnicos de enfermagem – Notícias

11/09/2025 - 17:40   Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Antonio Andrade, relator da proposta A Comissão…

30 minutos ago

Defesa Civil de Palmas entrega uniformes a novos brigadistas do município | Prefeitura Municipal de Palmas

Defesa Civil de Palmas entrega uniformes a novos brigadistas do município Iniciativa, realizada nesta quinta-feira,…

33 minutos ago

Educação de Palmas recebe dados do desempenho escolar do município pelo programa Alfabetiza Mais Tocantins | Prefeitura Municipal de Palmas

Educação de Palmas recebe dados do desempenho escolar do município pelo programa Alfabetiza Mais Tocantins…

1 hora ago

TJTO atinge nível de excelência em tecnologia no Judiciário em ranking do CNJ

O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) alcançou o nível de Excelência no…

2 horas ago

Unidade de Saúde Francisco Júnior altera horário de atendimento na quarta-feira, 17 | Prefeitura Municipal de Palmas

Unidade de Saúde Francisco Júnior altera horário de atendimento na quarta-feira, 17 USF ficará fechada…

3 horas ago