Categories: Política

Nova regra para escolha de local de julgamento civil já está em vigor — Senado Notícias


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que estabelece nova regra para a escolha do lugar de julgamento (foro) em processos civis. Segundo a Lei 14.879, de 2024, publicada nesta quarta-feira (5), a eleição do foro deve respeitar o local de domicílio de uma das partes ou o local da obrigação em disputa (como pagamento de dívida, entrega de bem, prestação de serviço).Não houve vetos.

O ajuizamento em foro aleatório passa a ser considerado prática abusiva. Atualmente, as partes envolvidas em uma ação cível podem escolher o local onde ela será ajuizada, sem nenhuma restrição relativa ao local de residência, como prevê o Código de Processo Civil (Lei 13.105, de 2015).

A nova lei altera o CPC para evitar a chamada “compra do fórum”, segundo o senador Eduardo Gomes (PL-TO), que foi o relator do texto no Senado, ou seja, a escolha de um órgão do Poder Judiciário que supostamente seja favorável à demanda, ou que ofereça vantagens, tais como velocidade na tramitação que atenda aos interesses envolvidos. De acordo com a lei, tal prática constitui prática abusiva.

“Muito embora já exista, hoje, a possibilidade de construir argumento jurídico no sentido de que tal situação seria abusiva, o reconhecimento legal da abusividade dá maior segurança jurídica a todos os envolvidos, sem dar margem a decisões porventura conflitantes”, afirma o senador no seu parecer.

A lei teve origem no PL 1.803/2023, de autoria do deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF), aprovado em maio no Plenário do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Projeto de Leitura transforma vivências em livro na ETI Cora Coralina | Prefeitura Municipal de Palmas

Projeto de Leitura transforma vivências em livro na ETI Cora Coralina Obra escrita e ilustrada…

1 hora ago

Solenidade marca encerramento do Ensino Fundamental para 120 alunos da ETI Caroline Campelo | Prefeitura Municipal de Palmas

Solenidade marca encerramento do Ensino Fundamental para 120 alunos da ETI Caroline Campelo Evento na…

2 horas ago

Dorinha participa da entrega da USF Santa Bárbara e destaca mais de R$ 46 milhões viabilizados para a saúde da capital em 2025

A senadora Professora Dorinha participou, nesta sexta-feira (12), da entrega da Unidade de Saúde da…

2 horas ago

Senado aprova projeto de Dorinha que autoriza pagamento de direitos congelados de servidores na pandemia • Senadora Professora Dorinha

O Senado aprovou nesta terça-feira (16) o Projeto de Lei Complementar (PLP) 143/2020, de autoria…

3 horas ago

Prefeitura prorroga prazo do Censo Previdenciário até 15 de janeiro | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura prorroga prazo do Censo Previdenciário até 15 de janeiro Prazo foi estendido para garantir…

4 horas ago

Aprovado pagamento a servidores de benefícios congelados na pandemia — Senado Notícias

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) o projeto que autoriza os estados, o…

16 horas ago