Categories: Estado

Novo espaço de Ponto de Inclusão Digital será entregue à população de Almas em 22 de Janeiro


Os(as) moradores(as) do município de Almas poderão contar com um novo espaço onde serão disponibilizados serviços do Sistema de Justiça, a partir da próxima quarta-feira, (22/1), quando a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, fará a entrega do “Justiça Bem Aqui – Ponto de Inclusão Digital (PID) Almas”, às 13 horas, no antigo prédio da delegacia, localizado na Avenida São Sebastião, no centro da cidade.

A solenidade vai contar com a presença do titular da Comarca de Dianópolis, juiz Rodrigo Perez; o prefeito da cidade, Wagner Nepomuceno e demais representantes dos órgãos parceiros que integram o PID: Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), Justiça Federal (1º grau), Ministério Público do Tocantins (MPTO) e Defensoria Pública Estadual (DPE-TO).

A iniciativa faz parte do Plano de Gestão 2023/2025 do Poder Judiciário do Tocantins e tem como base a Resolução nº 508/2023, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a instalação de Pontos de Inclusão Digital (PIDs) nos tribunais de todo o país, especialmente nos municípios que não sejam sede de nenhuma unidade judiciária. A parceria foi efetivada por meio do Termo de Cooperação Técnica nº 5/2024.  

Serviços

A população terá terá acesso a orientações jurídicas do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) sobre reclamação pré-processual, com a possibilidade de realização de audiência durante o atendimento em casos relativos a: direitos patrimoniais (vizinhança, consumidor), ação de cobrança, negociação de dívida, divórcio consensual, reconhecimento e dissolução de união estável, ação de alimentos, regularização de guarda e visitas, partilha de bens, reconhecimento voluntário de paternidade, divulgação e inclusão de famílias para participar da Oficina de Pais e Filhos; divulgação e orientação sobre a Justiça Restaurativa; divulgação e orientação sobre a ação referente a casamento comunitário para casais que vivem em união estável.

Terão atendimento jurídico gratuito e devidos encaminhamentos dos demais parceiros, como aposentadoria no INSS, acesso à defensoria pública, emissão de carteira de identidade, serviços eleitorais, dentre outros.  

PID Almas

Distante a 306 km de Palmas, a cidade de Almas é distrito da comarca de Dianópolis e conta com uma população de cerca de 6.500 habitantes, segundo o censo do IBGE de 2022. O prédio da delegacia dispõe de quatro salas, uma cozinha e um banheiro e passou por reforma para adequação, para abrigar a nova composição do PID Almas, com a chegada dos parceiros. O objetivo foi transformar um dos espaços em sala de audiência e adequar os demais para atendimentos.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Técnicos da Semed analisam Plano Educacional Individualizado das escolas da rede municipal de ensino de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Técnicos da Semed analisam Plano Educacional Individualizado das escolas da rede municipal de ensino de…

42 minutos ago

Critérios de distribuição do Fundeb podem ser aprimorados, dizem debatedores — Senado Notícias

Especialistas reunidos na Comissão de Educação (CE) defenderam o complemento da União ao Fundeb, mas…

44 minutos ago

Judiciário do Tocantins participa de maratona nacional de inovação para Juizados Especiais em Pernambuco

A juíza titular do 2º Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Palmas, Ana…

57 minutos ago

Prefeitura de Palmas abre inscrições para seleção de representantes do Conselho Municipal de Proteção Animal | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas abre inscrições para seleção de representantes do Conselho Municipal de Proteção Animal…

1 hora ago

Escola de Palmas doa hortaliças cultivadas por seus alunos a Cmei | Prefeitura Municipal de Palmas

Escola de Palmas doa hortaliças cultivadas por seus alunos a Cmei Em ação solidária apoiada…

2 horas ago

Nota técnica do TJTO para ações indevidas sobre sistema de crédito do Banco Central é aprovada pelo Grupo Decisório do Centro Nacional de Inteligência

A Nota Técnica TJTO n. 17/2025, elaborada pelo Centro de Inteligência do Núcleo de Gerenciamento…

2 horas ago