A Prefeitura de Palmas, através da Fundação Cultural de Palmas (FCP), está promovendo oficinas de Violão e de Artes para adolescentes do Centro de Internação Provisório Masculino de Palmas (CEI) Central. O objetivo é oferecer oportunidades que ampliem horizontes, desenvolvam habilidades e despertem novas perspectivas.
“Nós temos o compromisso de valorizar a cultura, a criatividade e a profissionalização artística como instrumento de transformação social, inclusive potencializando a incessante busca do nosso Executivo Municipal por tornar a sociedade cada vez mais justa e inclusiva”, destacou a presidente da FCP, Luara Aquino.
As oficinas de curta duração ocorrem ao longo deste mês e contam com a participação direta de profissionais da FCP, como o professor de violão Isaac Kamuel e a professora de artes Carine Bernhard. A Oficina de Violão foi realizada entre os dias 7 e 11 de julho, enquanto a Oficina de Desenho e Pintura ocorre entre os dias 14 e 16 de julho, sempre com turmas reduzidas para garantir maior atenção e interação.
Aprendizado
Durante as aulas de artes, a professora Carine Bernhard compartilha técnicas de desenho, pintura, observação, uso de texturas, cores, formas, tipos de materiais e, principalmente, o olhar atento às possibilidades que a arte oferece. “Conforme dei orientações no início da aula, vi que eles já começaram a incluí-las. Isso me deixou satisfeita porque é bom ver que já houve evolução. Acho que começa no psicológico, no destravamento: a pessoa vai se libertando, vai sabendo que pode vencer etapas”, contou a professora.
Para os adolescentes, a experiência é uma forma de autoconhecimento e redescoberta. Um dos participantes, de 17 anos, relata que a oficina trouxe reflexões importantes para sua vida. “Está sendo uma experiência muito boa e está me ajudando a evoluir. Agora eu sei o que eu quero para o futuro e para a minha vida. Isso é uma expectativa muito boa”, afirmou.
Ferramenta de transformação
Já as aulas de violão, ministradas por Isaac Kamuel, também contribuíram para essa evolução pessoal. “A cultura é uma ferramenta muito forte de transformação positiva de vidas; e a música é um dos canais mais usados para este objetivo. Na turma, eles não aprendem só sobre violão, mas sobre bom comportamento, socialização, métodos de desenvolvimento pessoal e tudo isto é aplicado na vida”, disse.
Segundo a assistente social Naiara Mascarenhas, que integra a equipe do Ceip Central, a instituição buscou pela parceria com a FCP visando potencializar a melhor reinserção social dos socioeducandos por meio da sensibilização inerente às atividades culturais e artísticas. “A cultura é um direito fundamental e a arte, de forma geral, proporciona a estes jovens uma nova forma de se relacionar com o mundo, de combater a violência, abrindo um leque de possibilidades a eles, os permitindo explorar diferentes caminhos e exercer o protagonismo das próprias vidas”, destacou.
Texto: Jéssica Sá e Marcus Mesquita
Edição: Juliana Matos
1/3
Conselho Municipal de Assistência Social aprova Plano de Ação Emergencial para atendimento às famílias do…
Secretaria de Relações Institucionais recebe equipe de vôlei adaptado que participará de competição nacional no…
A Comarca de Arapoema, no norte do Tocantins, definiu o calendário para a primeira temporada…
Prefeitura de Palmas retoma Capital da Fé e anuncia programação com grandes nomes da música…
Prefeitura de Palmas autoriza doação de área para ampliação do Fórum da Capital Iniciativa reforça…
Obras da praça da Arne 53 avançam com construção de via pavimentada e pista de…