Categories: Estado

Oficinas preparam servidores(as) e magistrados(as) do Poder Judiciário para aposentadoria


Visando preparar os(as) servidores(as) e magistrados(as) do Poder Judiciário Tocantinense para uma transição mais tranquila e consciente sobre a aposentadoria, a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) deu início, nesta terça-feira (26/9), às Oficinas de Preparação para Aposentadoria. O Evento está ocorrendo no auditório da Esmat e se estenderá até o dia 28 (quinta-feira).

A diretora de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), Márcia Vieira Mesquita, enfatizou a importância da preparação antecipada para a aposentadoria. “Essa é uma atividade extremamente importante, a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) se sente orgulhosa e honrada de tencionar esse momento especial com vocês, de preparação. Vocês estão aqui para refletirmos um pouco sobre uma transição, sobre essa mudança de vida, para prepararmo-nos para um novo ciclo. Nós não temos de buscar essas informações só no finalzinho, precisamos saber sobre esse processo de transformação, de readaptação da nossa vida”, explicou.

Rogério Lopes da Conceição, coordenador do projeto e servidor da Esmat, destacou a importância de preparar as pessoas para a aposentadoria, com foco na produtividade. “Estamos começando hoje essa semana de preparação para extensão do Poder Judiciário Tocantinense, e a perspectiva é muito boa. Estamos com uma turma cheia, quarenta pessoas. O nosso pensamento é o de preparar realmente a pessoa para a aposentadoria, porém com foco na produtividade enquanto ainda estiver no trabalho”, comentou.

Expectativas dos(as) inscritos(as)

Os(As) participantes das oficinas compartilharam suas expectativas em relação ao Evento. Rosi Souza Guimarães da Guarda, escrivã, expressou o desejo de que os dias na oficina proporcionem não apenas conhecimento, mas também direcionamento para o futuro. “Eu espero que esses dias na oficina nos tragam a possibilidade de nos aposentarmos com tranquilidade, que agreguem conhecimentos e também nos deem direcionamento para fazermos algo após a aposentadoria”, disse.

Já Celma Lino Pereira Guida, auxiliar judiciária da comarca de Miracema, revelou que busca adquirir conhecimentos com as Oficinas sobre como enfrentar a aposentadoria de forma saudável. “Espero adquirir conhecimento; que essas oficinas possam agregar para que não fiquemos ansiosos e tenhamos uma vida saudável com uma aposentadoria de qualidade”, completou.

Comunicação entre instituições

Além dos membros do Poder Judiciário, outras instituições também estão desempenhando um papel ativo nas preparações para aposentadoria. As servidoras do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins, Carolina e Géssica, inscreveram-se nas Oficinas visando entender a visão do TJTO e buscar encaminhamentos que auxiliassem a instituição.

Foto: Hodirley Canguçu

A diretora de Previdência do Igeprev, Carolina Ramos Nogueira, apontou o propósito de sua participação no Evento. “A gente também vai começar um trabalho de educação previdenciária no Igeprev. Então a gente veio ver a visão do tribunal, o que ele entende, encontrar os melhores encaminhamentos para buscar e montar um projeto completo que auxilie todos(as) os(as) servidores(as) do estado do Tocantins”, pontuou.

A servidora na Gerência de Concessão e Revisão de Benefícios, Géssica Gomes Carneiro, busca agregar conhecimento ao que já possui no Instituto. “Como servidora do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado, busco agregar conhecimento ao que já temos, acerca da movimentação necessária quanto à preparação para o antes e após a retirada”, falou.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Dedetização nos fóruns do interior é reagendada para 28 e 29 de novembro

Dedetização nos fóruns do interior é reagendada para 28 e 29 de novembro Por Heloísa…

10 horas ago

TJTO mobiliza unidades para a 2ª edição do Plantar para ComPENSAR

As diretrizes e metas da segunda edição do projeto Plantar para ComPENSAR foram apresentadas às…

11 horas ago

Com apoio de intérprete de Libras, mutirão é realizado em Palmas e aprova mais de 100 acordos de não persecução penal

O mutirão de audiências realizado na Comarca de Palmas aprovou 110 Acordos de Não Persecução…

12 horas ago

Mais de mil currículos já estão cadastrados nas vagas ofertadas pelo Mutirão Palmas Mais Empregos | Prefeitura Municipal de Palmas

Mais de mil currículos já estão cadastrados nas vagas ofertadas pelo Mutirão Palmas Mais Empregos…

13 horas ago

oficina orienta servidores e incentiva cuidado preventivo com a saúde masculina

Como parte da campanha do Novembro Azul, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) promoveu…

13 horas ago

Equipe técnica da Semed formaliza entrega de relatório para a Comissão Coordenadora de Monitoramento e avaliação do PME | Prefeitura Municipal de Palmas

Equipe técnica da Semed formaliza entrega de relatório para a Comissão Coordenadora de Monitoramento e…

13 horas ago