Categories: Palmas

Orquestra Jovem e Coral celebram 32 anos da Guarda Metropolitana com apresentações gratuitas em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas


Orquestra Jovem e Coral celebram 32 anos da Guarda Metropolitana com apresentações gratuitas em Palmas

Espetáculos acontecem na Feira da 304 Sul, Praia da Graciosa, Parque Cesamar, Feira do Bosque e Centro de Convenções

Neste fim de semana, a Orquestra Jovem e o Coral da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) realizam uma série de apresentações gratuitas em diferentes regiões da cidade, como parte das comemorações dos 32 anos da instituição. E nesta sexta-feira, 07, a partir das 19h, os frequentadores da feira da 304 Sul poderão fazer suas compras ao som de grandes sucessos da música popular brasileira, como Djavan, Zé Ramalho, Roupa Nova, Tim Maia, além de músicas gospel, mambos e jazz.

No sábado, 08, a Praia da Graciosa será o palco das apresentações, que começam às 18h. Já no domingo, 10, serão realizadas duas apresentações: a primeira, às 18h, no Parque Cesamar, com a Orquestra Jovem, e a segunda, às 19h30, com o Coral da Guarda Metropolitana, que fará uma cantata especial na Feira do Bosque. As comemorações de aniversário se encerram na segunda-feira, 10, com uma apresentação no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues (Parque do Povo), às 9h30.

Orquestra Jovem e Coral da Guarda

Fundada em 1993 pela Prefeitura de Palmas como Banda Mirim, o programa da GMP de Palmas evoluiu, em 2020, para dar origem à Orquestra Jovem e ao Coral Jovem. No mesmo ano, foi criado o Programa Sociocultural de Segurança Preventiva, que inclui a Escola de Música, a Prática com Instrumento, a Orquestra e o Coral Jovem. Ao longo dos anos, o programa tem impactado positivamente a vida de inúmeros jovens em Palmas, proporcionando-lhes a oportunidade de mudar de trajetória por meio da música.

Atualmente, o programa atende 248 jovens, que estão distribuídos entre a Escola de Música, a Orquestra e o Coral Jovem. Além de receberem instrumentos e uniformes, os músicos também recebem uma ajuda financeira mensal para cobrir os custos de transporte para as aulas e apresentações.

Sob a direção do maestro e inspetor Rênison Oliveira, a Orquestra Jovem tem cumprido sua missão de promover a igualdade de acesso e oportunidades aos jovens. “A música tem um impacto transformador, e ao longo dos anos, estamos garantindo acesso àqueles que desejam aprender a tocar um instrumento, seguir uma carreira musical ou simplesmente encontrar um propósito significativo em suas vidas”, afirmou Rênison.

Texto: Renata Pessoa / Secom Palmas

Edição: Wédila Jácome / Secom Palmas



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Startups apresentam resultados de aceleração no encerramento do Inova Cerrado 2025 | ASN Tocantins

Após seis meses de aceleração, o Sebrae Tocantins realiza no dia 1º de dezembro a…

3 minutos ago

Prefeitura de Palmas participa da 4ª Conferência Nacional LGBTQIA+ e fortalece políticas para população trans | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas participa da 4ª Conferência Nacional LGBTQIA+ e fortalece políticas para população trans…

2 horas ago

JUS em Ação do TJTO leva atendimento, cidadania e acolhimento à população de Arapoema na quarta-feira (29/10)

A Comarca de Arapoema, na região noroeste do Tocantins, receberá, nesta quarta-feira (29/10), a terceira…

3 horas ago

Prefeitura de Palmas recebe nova remessa de medicamentos para unidades de saúde | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas recebe nova remessa de medicamentos para unidades de saúde Carregamento reforça o…

3 horas ago

Nota de pesar

O Poder Judiciário do Tocantins manifesta profundo pesar pelo falecimento do jovem Victor Henrique Tavares,…

4 horas ago

Comissão aprova projetos que reconhecem tradições locais como manifestações culturais – Notícias

27/10/2025 - 12:12   Secom Um dos textos reconhece o trabalho das quebradeiras de babaçu…

5 horas ago